Quase 80 participantes, entre eles o coordenador da Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e do Regional Nordeste 5, Reginaldo Magalhães, estiveram presentes na 35ª Assembleia da Associação de Liturgistas do Brasil (Asli) e 9ª Jornada de estudos da Asli, que aconteceu de 22 a 26 de janeiro, em Vitória (ES).
De acordo frei Felipe Marques, assessor da Comissão, a Assembleia foi um momento de aprofundamento e reflexão importante que abordou, além do resgate histórico do Movimento Litúrgico, o desenvolvimento da formação litúrgica segundo a Sacrosanctum Concilium, a Interdisciplinariedade da Liturgia e a Mistagogia enquanto método.
O encontro teve a presença dos três assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Frei Luís Felipe Marques, assessor da comissão, padre Jair Costa, assessor de música litúrgica da CNBB e Raquel Schneider, assessora de espaço litúrgico da CNBB.
A comissão tem como presidente dom Hernaldo Pinto Farias, bispo da Diocese de Bonfim (BA), que participou da formação de modo remoto.
No Maranhão, a data coincidiu com o período de divulgação da Especialização EaD em Liturgia, que tem data para começar em março deste ano, e trz como proposta aprofundar formadores e agentes de pastoral sobre a ciência litúrgica.
Comments