Arquidiocese de São Luís do Maranhão encerrou neste domingo (31) 1ª fase do Sínodo (2021-2023)

(Foto: Helton Charles, Pascom Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Pretos, Rosário)

A Catedral Nossa Senhora da Vitória, acolheu neste domingo, 31/07, fiéis de todas as 10 Foranias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, para a missa de encerramento da primeira fase do 20º Sínodo dos Bispos (2021-2023), que tem como tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão”. A missa foi presidida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana e marca uma nova fase de Arquidiocesana de Escuta.

Em sua homilia, dom Gilberto ressaltou a alegria deste momento da Arquidiocese, por estar participando de um momento sem precedentes na Igreja.

(Fotos: Helton Chaves, Pascom Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Pretos, Rosário)

A missa histórica foi transmitida pelo canal de YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, pela Rádio Educadora 560Khz e teve como concelebrantes: Padre Jadson Borba, coordenador do projeto do Sínodo, da Ação Evangelizadora Missionária e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda; Padre Ribamar Nascimento, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, Liberdade; Frei Rodrigo Araújo OFM Cap, pároco da Paróquia Nossa do Perpétuo Socorro, Cohab. O padre Flávio Colins, reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, coordenou a equipe de canto litúrgico da celebração.

(Foto: Ascom Cúria)

Auxiliaram na missa os Diáconos Permanentes: Ribeiro Rocha, paróquia Santana, Angelim e coordenador do Conselho dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e João Abreu, paróquia Nossa Senhora da Conceição, Anil.

(Primeira linha, da esquerda para a direita: Maria Eugênia; Patrícia, paróquia Sagrado Coração de Jesus; Karine, Paróquia de Santana; e de azul, Regina, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Anil)

Na equipe de liturgia, serviram como cerimoniarios: Mao Tse Tung Moura; Rennan Santos; Antonio Mota; Thalyson Raunyr Silva; Nilson Reis; Nilsson Oliveira e contou com os coroinhas Klara Cristina Queiroz, José Augusto Rodrigues, Laís Maria Freitas e Enzo Vinícius .

(Foto: Ascom Cúria)

As próximas fases do Sínodo 2021-2023

A marca de um Sínodo é a escuta, e nela, estão previstas três etapas. A primeira, é a fase da Escuta Arquidiocesana, onde os fieis de todas as paróquias do mundo são ouvidos sobre o que têm vivido e o que pensam sobre o "caminhar juntos" como Igreja.

Após o encerramento desta fase, as respostas são reunidas em uma síntese e o texto é enviado, ao respectivo regional da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB). Após receberem as sínteses de todas as Dioceses, os Regionais sistematizam as repostas e em seguida, enviam ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). O que deve acontecer até o mês de setembro deste ano, segunda fase do Sínodo.

A segunda etapa acontece em nível continental e deverá ser concluída até março de 2023, quando ocorrerá a terceira e última fase, a conclusiva, a ser realizada em outubro de 2023, com a realização do Sínodo, presidida pelo Santo Padre.

Como se chegou à Síntese Arquidiocesana do Sínodo 2021-2023?

Para se chegar a este momento de Escuta Sinodal, a Equipe Arquidiocesana do Sínodo recebeu dois textos basilares para o processo: o Documento Preparatório do Sínodo (DP) e Vade Mecum.

Cada (Arqui) Diocese formou uma Equipe (Arqui) Diocesana para realizar as escutas em cada paróquia. Para que fossem formadas, estas equipes passaram por dois momentos. No primeiro momento, foi formada a Equipe Central, responsável pelas formações do Sínodo, e dela, surgiria uma Equipe Ampliada, que daria suporte para que as ações fossem desenvolvidas.

(Foto: Antônio Júnior, Pascom Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab/ Equipe Aquiiocesana do Sínodo)

Assim, no mês de fevereiro de 2022, aconteceu a formação e definição da Equipe Arquidiocesana do Sínodo, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão e dela, nasceu a Equipe Ampliada, que continha em sua formação: moderadores, relatores, comunicadores e liturgistas.

Os moderadores eram as pessoas responsáveis por conduzir o momento da escuta, para que os grupos paroquiais não fugisse do motivo central do momento. Os relatores, eram responsáveis por escrever os relatos colhidos durante o processo de escuta sinodal. No que tange os comunicadores, caberia registrar, divulgar e articular a comunicação da Escuta na Arquidiocese e pelas paróquias. Por fim, aos liturgistas, conduziriam a parte espiritual do momento da Escuta.

Assim, após formadas essas equipes, aconteceram reuniões em nível de Foranias, que, em seguida, foram vividas em cada uma das paróquias.

As primeiras reuniões em nível de Foranias, em nossa Arquidiocese, aconteceram nas seguintes datas: 1ª Foranias, 19 de fevereiro, na Forania São Cristovão e Nossa Senhora da Vitória; 2ª Foranias, 12 de março, Forania São Benedito, Icatú (MA) e Forania São Judas Tadeu; dia 16 de março, a equipe do Sínodo se reuniu para avaliar o andamento do processo até o momento, para fazer ajustes e alinhar como dariam continuidade;3ª Foranias, dia 20 de março, Forania São Francisco e Santa Clara; 4ª Foranias, 26 de março, São José de Ribamar; 5ª Foranias, 27 de março, Forania Nossa Senhora de Nazaré; 6ª Foranias, dia 09 de abril, Forania Anjo da Guarda; 7ª Foranias, dia 23 de abril, São Luís Rei de França e São Benedito (Região dos Lençóis); 8ª Foranias, dia 04 de junho, Nossa Senhora da Conceição.

Agora todos os fiéis da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, seguem em oração, rogando ao Espírito Santo, o Ruah, que continue a conduzir a Igreja neste caminho sinodal de comunhão, participação e missão.