Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (14), a Arquidiocese de São Luís do Maranhão deu início à contagem regressiva para a Solenidade de Corpus Christi 2023, ao anunciar a identidade visual da Solenidade e a novidade de um kit para este ano. As vendas, porém, ainda não começaram, mas devem ser anunciadas pela organização do encontro através das mídias oficiais em breve.
Neste ano, a expectativa é reunir mais de 14 mil fieis no Estádio Municipal Nhozinho Santos, no dia 8 de junho, para Santa Missa, seguida de procissão Solene e luminosa que percorrerá as principais ruas de São Luís até a Catedral, onde haverá a benção com o Santíssimo Sacramento.
A coletiva iniciou com o Círio Pascal aceso, onde todos os presentes, ao som de "Velas acesas", canção do padre Zezinho , acenderam as suas (velas), ornadas com o protetor de Corpus Christi. Uma simbologia-canção do que se espera dos organizadores e de todos os envolvidos nas Equipes de Serviço e Grupos de Trabalho de Corpus Christi, "iluminados e iluminadores", que acendam outras luzes, sobretudo, as de propagação do convite para a vivência na Solenidade de Corpus Christi. Os presentes também rezaram a oração da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema inspira Corpus Christi 2023: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).
Para responder às emissoras e fazer o lançamento da identidade visual, compuseram a mesa dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e do projeto Corpus Christi 2023, padre José Raimundo Trindade, coordenador da comunicação da Solenidade de Corpus Christi, e Raniere Cristina de Macêdo, leiga consagrada da Comunidade Católica Shalom, representando todos os 1200 voluntários envolvidos na organização da Solenidade neste ano.
O momento esperado da manhã foi a revelação da arte de Corpus Christi 2023, que foi feito pelo arcebispo dom Gilberto Pastana, antecedido por um vídeo teaser, já disponível no Canal do YouTube da Arquidiocese, sobre a Solenidade deste ano.
A coletiva contou com um momento de fala o criador da identidade visual de Corpus Christi 2023, o diretor de arte da assessoria de comunicação da Arquidiocese, Cássio Chaves, que concebeu o projeto visual em conjunto com o designer Ruan Marinho. Junto com a marca, foi divulgado o kit da Solenidade, composto por protetor de vela, camisa e uma bag.
Entenda a concepção da arte de Corpus Christi 2023
Com a divulgação, é dada largada para mobilização em todos os 15 municípios que formam a Arquidiocese. Durante a coletiva, dom Gilberto Pastana reforçou:
"Quem come deste Pão tem a vida eterna! É importante, portanto, que cada católico se sinta participante desse convite e também se sinta missionário e evangelizador. É isso que nós acreditamos, é o que nós queremos e é o que iremos viver a partir de agora. Por isso, o assunto nas cidades, nas paróquias, a partir de hoje deve ser a Solenidade de Corpus Christi. 'Dai-lhes vós mesmos de comer'", enfatizou o epíscopo.
Padre Jadson Borba, coordenador do projeto Corpus Christi, que está à frente de toda a organização para a solenidade, pontuou em sua fala sobre questões estruturais e os números de Corpus Christi: serão seis Equipes de Serviço, 61 grupos de trabalho, 1200 voluntários, mais de 30 dias de preparação, e uma expectativa de público de 14 mil fiéis.
Para isso, as redes sociais, os veículos de comunicação católicos, assim como a imprensa secular, as paróquias e a comunicação direta através de convites aos amigos e familiares, será o grande motor de aquecimento para o momentos que pretende reunir todas as 57 paróquias, duas Quase paróquias, e 15 municípios que formam a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, além de todos os homens e mulheres de boa fé, que desejam professar publicamente a crença de que Deus está presente, vivo, e não de forma simbólica, na Eucaristia.
Quanto a venda dos kits e das camisas, serão feitas nas secretarias de todas as Paróquias da Arquidiocese. A data de início das vendas, assim como todas as comunicações oficiais da organização da Solenidade de Corpus Christi 2023, serão feitas no site da Arquidiocese, nas redes sociais, e nos veículos católicos.
Para este primeiro dia de divulgação da identidade visual da solenidade de Corpus Christi está programada uma ação para as redes sociais antes das 0h.
Com grande expectativa manifestada nos comentários do post de lançamento da arte de Corpus Christi, os fiéis demonstraram adesão ao projeto deste ano. Casamento perfeito com a proposta de comunicação 2023, que promete um período de preparação cheio e novidades.
O quê? Corpus Christi 2023
Quando? Tríduo Eucarístico de 5 a 7 de junho; Solenidade de Corpus Christi, 8 de junho.
Local?
Tríduo Eucarístico
Dia 5, segunda-feira, 1º dia: nas famílias das paróquias e quase paróquias;
Dia 6, terça-feira, 2º dia: em cada uma das comunidades eclesiais missionárias, capelas, das respectivas paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e último dia do Tríduo;
Dia 7, quarta-feira, 3º dia: na matriz das 57 paróquias e nas duas Quase Paróquias da Arquidiocese (59 áreas pastorais)
Dia 8 de junho: Solenidade de Corpus Christi, Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos.
Quem coordena?
Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão
Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e do Projeto Corpus Christi 2023
Porta-Voz e coordenador da Equipe de Comunicação: padre José Raimundo Trindade.
----------------
Veículos de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Rádio Educadora 560Khz
TV Nazaré 43.1
Jornal do Maranhão (impresso | tiragem 5.000)
Redes Sociais
Instagram: @arquidiocesedesaoluis
Facebook: @arquislma
Comments