top of page

Arquidiocese de São Luís do Maranhão define data para formação sobre a Campanha Missionária 2023


Com o tema "Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” , acontece no dia 16 de setembro, de 14 às 17h, na Igreja matriz da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab Anil, o Curso de Formação sobre a Campanha Missionária 2023 (CM2023), que neste ano acontece nos dias 21 e 22 de outubro, penúltimo final de semana do Mês Missionário . As inscrições, no valor de R$ 5,00 (cinco reais), podem ser feitas através do link disponível neste artigo e nos grupos de Whatsapp das paróquias.


Neste ano, a inspiração bíblica da CM2023 é baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). A Campanha vem há três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”. Assim, em 2023 a proposta do tema é aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.


No ano passado, foi celebrado o Ano Jubilar Missionário que animou a caminhada missionária da Igreja do Brasil. Em 2023 as ações missionárias estão voltados para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Puerto Rico em 2024.


Música da Campanha Missionária 2023




Pés e coração: a construção da arte do cartaz

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão. A Campanha Missionária deste ano, põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Destaca-se que este élan missionário nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada cristã, cada cristão.


A construção da arte da Campanha Missionária de 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, nos lembra o coração que pulsa na realidade local e os pés que nos impulsionam à animação missionária em todo o mundo. O coração traz, de maneira especial, a arte da cultura indígena amazônica, marcado pela cruz que nos identifica. Esse símbolo nos motiva para viver novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O pé apresenta as cinco cores, representando os cinco continentes e o chamado para a missão até os confins do mundo.


A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo.



Curso de Formação sobre a Campanha Missionária 2023

Local: Igreja matriz da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab Anil

Dia: 16 de setembro de 2023

Horário: 14 às 17h

Inscrição: R$ 5,00 (cinco reais)

Pagamento via PIX ou no ato da inscrição.

Chave do PIX (CPF): 30385482353 | Ângela Regina Santos Araújo

Enviar comprovante para o número: 98 99619 5650





Fonte: Site CNBB


bottom of page