Arquidiocese de São Luís do Maranhão confirma apoio à Campanha em favor dos órfãos da COVID-19


No dia 14/04, o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana, em encontro com o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Márcio Tadeu Marques, confirmou apoio da Igreja Católica, em todo território da Arquidiocese, à Campanha feita em favor dos órfãos pela COVID-19, que garante o Auxílio Cuidar aos vulneráveis sociais que perderam os pais ou os seus cuidadores durante a pandemia.


A campanha consiste em fazer com que as crianças e os jovens em situação de vulnerabilidade social que ficaram órfãos nesse período, tenham acesso ao “Auxílio Cuidado”. Para que isso ocorra, é necessário que, uma vez identificado crianças ou jovens que vivam essa situação, sejam acionados o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da comunidade ou a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão, pelo número 127, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, nos horários de 8h às 14h.


Em apoio à campanha, Dom Gilberto comunicou todos os párocos para que, mantendo informados movimentos, pastorais e fieis, de suas respectivas paróquias, identifiquem jovens e crianças nessa situação e acionem os órgãos parceiros.


Breve histórico da campanha

No dia 12/08/2021, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação para efetivação do Protocolo Estadual de Identificação e Proteção às Crianças Órfãs em Consequência da Covid-19. O acordo foi mobilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES). Na ocasião, ingressaram como parceiros do acordo, o Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), Ministério Público do Estado do Maranhão e Defensoria Pública do Estado, além dos conselhos estaduais e municipais da criança e do adolescente e também, municípios maranhenses.


Entrando para o terceiro ano de pandemia, em 2022, a campanha segue agora com o apoio da Igreja Católica, que soma forças a essa iniciativa que ajudará crianças e jovens do nosso Maranhão.


Abaixo, nota emitida pelo arcebispo aos párocos


Comunicado de Dom Gilberto Pastana aos párocos sobre Apoio aos órfãos da COVID-19
.pdf
Download PDF • 211KB