Nesta sexta-feira (1), dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, anunciou a data e o local das ordenações presbiterais e diaconais na Arquidiocese para o ano de 2025. As ordenações acontecerão no dia 25 de janeiro, na Igreja São Paulo Apóstolo, bairro Renascença, em São Luís, data em que a Igreja celebra a Conversão de São Paulo Apóstolo.
Os seminaristas Raymison Reges Pinheiro Dutra e Isaías Félix da Silva, que serão ordenados diáconos transitórios, receberam os ministérios do leitorado e acolitato no dia 11 de dezembro de 2023, na Igreja Santo Antônio, Centro Histórico de São Luís. Já os futuros padres Fellipe Augusto dos Santos Correa e Luís Alberto Silva Pinheiro, foram ordenados diáconos transitórios no dia 10 de fevereiro, na Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda.
O anúncio das ordenações aconteceu na própria sexta-feira (1), pelo Instagram da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Conheça quem são os nossos futuros padres
Fellipe Augusto dos Santos Correa
Nascido no dia 24 de abril de 1994, na capital do estado, São Luís, Fellipe Augusto é filho de Jodemar Diniz Correa (in memória) e Ana Cristina dos Santos Correa (in memória). Iniciou sua vida cristã na Igreja foi na paróquia/ Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo. Onde participou das pastorais, com dedicação maior do tempo no grupo dos coroinhas.
A presença da família na vida ativa da paróquia foi decisivo para que o jovem Fellipe Augusto se decidisse pelo desejo de ser padre. Após terminar os estudos do Ensino Médio, ingressou no seminário e agora, após o período do estágio pastoral, tomou a decisão, depois deste período de formação, maturação da decisão e discernimento, onde optou por ser padre.
"E assim responder sempre positivo ao Senhor da messe", disse em sua carta pedido ao desejar o Sacramento da Ordem.
Luís Alberto Silva Pinheiro
Natural de São Bento, o seminarista Luís Alberto Silva Pinheiro é filho de Alcenir Silva e Humberto Pinheiro Filho. Nasceu em 12 de outubro de 1988 e em São Luís, sua paróquia de origem foi a paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, no Parque Timbira.
Cursou Filosofia (2016-2018), Teologia (2019-2023) e fez Estágio Pastoral nas paróquias São João Batista, Recanto do Vinhais, São José do Bonfim, Nossa Senhora de Guadalupe, no Paranã, Paço do Lumiar, Nossa Senhora Aparecida de Morros do Munim, em Morros e durante o período da pandemia esteve na paróquia Santíssima Trindade, no bairro Cidade Olímpica, em São Luís.
Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, realizou três meses de síntese vocacional, onde foi despertado mais ainda, segundo suas palavras, à "vontade para servir na missão de conduzir o povo de Deus ao Reino dos céus". Em seu pedido para ser padre, Luís Alberto declarou que a decisão foi tomada:
"Após ouvir a voz do chamado de Cristo, mestre e Senhor que soa e ressoa com o imperativo, “vem e segue-me!”.
Quem são os futuros diáconos transitórios
Isaías Félix da Silva
Nasceu no dia 25 de janeiro de 1996, em Tutóia, Mara. É Filho de Silvana Felix da Silva e João Jorge da Silva e sua comunidade de origem é a São Francisco das Chagas.
Isaías Félix recebeu o Batismo no dia 02 de julho de 1996, a primeira Eucaristia no dia 08 dezembro de 2015. No dia 11 de fevereiro de 2016, ingressou no seminário São João Maria Vianey, mesmo ano em que recebeu o sacramento da Confirmação. No ano seguinte mudou-se para o seminário maior Santo Antônio.
Obteve graduação em Filosofia no ano de 2019, é especialista em Catequese e Liturgia (2022) e neste ano (2023), está em processo de conclusão no bacharelado Teologia.
Raymison Reges Pinheiro Dutra
Nasceu no dia 25 de julho de 1984, em Brejo (MA). É filho de Regina Celes Marques Pinheiro Dutra e Raimundo dos Santos Dutra. Mudou-se para São Luís no ano de 1989, onde cresceu e foi educado. Inciou sua caminhada religiosa na comunidade hoje extinta São José Operário, da paroquia São João Calabria, Cidade Operária.
Recebeu o batismo no dia 3 de dezembro de 1994, a primeira eucaristia no dia 11 de dezembro do mesmo ano e o Crisma no dia 27 de novembro de 2002.
Ingressou no seminario arquidicesano São João Maria Vianney, no dia 11 de fevereiro de 2016 e mudou-para o Semimario Arquidiocesano Santo Antônio, no ano de 2017.
Comments