• Secom

Arquidiocese celebra Ordenação Diaconal

Atualizado: Fev 3



Na noite deste sábado (01), foram ordenados três novos diáconos para o serviço da Igreja e do povo de Deus. Os seminaristas, Bruno Pimenta, João Pedro e Leonardo Silva. A celebração ocorreu na paróquia São João Calábria, no bairro do Jardim América em São Luís.


O diácono Bruno Pimenta exercerá seu ministério diaconal no Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, em São José de Ribamar-Ma. Diácono João Pedro exercerá seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Rio Munim, em Morros-Ma e diácono Leonardo Silva exercerá seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário - Ma.


Presidiu a santa missa o arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Siva, concelebraram dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar, dom Xavier Gilles, bispo emérito de Viana, padres e diáconos da Igreja local. Estavam presentes caravanas das 56 paróquias que compõe a Arquidiocese.


O diácono


A partir do diaconato, o então ordenado terá uma participação mais efetiva em pastorais. O estágio diaconal é uma verdadeira preparação para o sacerdócio, estando à disposição do bispo para servir todo o povo de Deus e cuidar dos mais necessitados, isso ajuda a Igreja local e o povo de Deus a crescer na fé através da vocação que Deus concedeu o ministério que a Igreja o confiou.


Dentre as suas funções possui destaque a administração do batismo, conservar e distribuir a Eucarística, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, administrar os sacramentais e oficiar as exéquias e enterros. Dessa forma, os diáconos são chamados a serem imitadores de Cristo, o Servo do senhor que dá a vida por todos nós.

"Os que servirem bem como diáconos alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus" ( 1 Tm 3, 13).


0 visualização