• Secom

Arcebispo encerra celebrações em São José de Ribamar com missa transmitida

Atualizado: Mar 20


O novenário do padroeiro aconteceu de 10 a 19 de março, com o tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso


Com a programação oficial sofrendo mudanças para atender com cautela e prudência às normas do Ministério da Saúde e às orientações da Igreja local, e particulares do Santuário, ocorreu durante todo o 19 de março as celebrações de encerramento do novenário 2020. A solenidade contou com missas de hora em hora, sendo transmitidas pela internet através de suas redes sociais oficias, além de bênçãos e batizados ocorridos pela parte da manhã.


Com santa missas desde às 06h celebradas em reservado, no confinamento do estúdio da web rádio do Santuário, às 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e às 17h, sendo a ultima missa solene de encerramento das celebrações do Padroeiro, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Luís, dom José Belisário e concelebrada pelo vice-reitor do Santuário, padre Gutemberg Feitosa.


Dom Belisário mostrou-se atento no atual momento em que vivemos, demostrou apoiar as medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção a disseminação do novo corona vírus e afirmou que a celebração do padroeiro não foi afetada "pois estamos todos em espírito e oração". Reiterou.

Durante todo esse dia 19, a imagem de São José de Ribamar permaneceu exposta na praça da matriz, para que os fiéis que aqui vieram tivessem acesso para pedir suas bençãos e proteção ao santo, porém com restrições, com barreiras de proteção para impedir o toque e sob a orientação dos colaboradores para evitar aglomerações e manter a distancia indicada entre os devotos.

Leda de Jesus, moradora do Bairro Vila Isabel em São Luís, da comunidade Santa Isabel, paróquia Nossa Senhora da Penha ( Anjo da Guarda) , vem todos os anos prestigiar o Novenário e o Grande Festejo no mês de Setembro, ela ressalta que convidou a todos de sua casa para estarem na cidade e achou ótimo as medidas adotadas pelo Santuário para a prevenção ao avanço do corona vírus. "Enquanto eu tiver vida, continuarei vindo honrar a São José. Disse.

Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, celebrou com muita alegria a festa de hoje, citou o Papa Francisco em sua fala ao se referir a são José como exemplo a ser seguido, exemplo de pai, de esposo, também de trabalhador e cuidador das coisas de Deus. "E porque ele também é o Padroeiro da Igreja Católica no mundo inteiro e do Maranhão". Ressalta.

E sobre as mudanças no roteiro da programação de encerramento ele afirma, " Fizemos mudanças para evitar problemas com a nossa população para que se evite o contagio, porém chamamos o povo de Deus para estar conosco em oração, através da internet, via Rádio Educadora e Web Rádio do Santuário". Finaliza.



42 visualizações