Anunciada data de imposição do pálio arcebispal a dom Gilberto Pastana!

(Papa abençoa pálios arcebispais/ Captura de vídeo)

Foi anunciado nessa quinta-feira (29) a data de imposição do pálio arcebispal a dom Gilberto Pastana de Oliveira. A cerimônia será no dia 29 de outubro, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro, e será entregue pelo Núncio Apostólico, Giambattista Diquattro.

No dia 29 de junho, durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco abençoou 44 pálios, que seriam entregues aos arcebispos nomeados por ele no ano de 2021.

Em 2015, o Santo Padre alterou o rito. Ele deverá ser entregue e não mais imposto pelo Papa Francisco, no dia 29 de junho, data que marca a Solenidade de São Pedro e São Paulo, e o rito de imposição será feito pelo Núncio Apostólico do respectivo País ao qual o arcebispo pertence.

Dom Gilberto Pastana foi nomeado no dia 02 de junho de 2021, e tomou posse como arcebispo no dia 18 de julho, em missa realizada no Parque São João Paulo II.

A cerimônia de entrega do pálio será aberta para participação de todos os fieis católicos, porém, devido a limitação do espaço físico da Catedral, a cerimônia será transmitida pelas emissoras da Arquidiocese, Rádio Educadora 560Khz, TV Nazaré, e pelo canal do YouTube Arquidiocese de São Luís do Maranhão.