Anjo da Guarda existe mesmo?

Quem nunca pediu, quando as coisas ficaram difíceis, o auxílio do bom amigo que é o nosso Anjo da Guarda?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "A existência de seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição”. (CIC 328)

Sendo assim, no dia do batismo, cada cristão é confiado a um anjo que o acompanha e o guarda em sua caminhada para Deus, iluminando-o e inspirando-o.

Papa Francisco, com palavras sábias, ensina os fiéis a prezarem pela presença do Anjo: “Todos nós, segundo a tradição da Igreja, temos um anjo conosco, que nos guarda, nos faz ouvir as coisas. Quantas vezes ouvimos ‘deveria fazer isso, assim não, tenho que ficar atento…’ Muitas vezes! É a voz do nosso companheiro de viagem. Ninguém caminha sozinho e nenhum de nós pode pensar que está só, porque temos sempre este companheiro.

Santos que tiveram experiências relatadas com seu Anjo da Guarda. Vamos conferir?

Santa Faustina

Em uma das experiências místicas da santa, o seu anjo a levou para conhecer as almas do purgatório: “Vi o Anjo da Guarda que me mandou acompanhá-lo. Ele não se afastava de mim nem por um momento”, trecho do livro Diário de Santa Faustina.

São Padre Pio

Por cartas ao seu confessor, São Padre Pio relatava suas lutas espirituais e o auxílio do seu Anjo da Guarda. “Sábado, pareceu que queriam acabar comigo. Não sabia nem mais qual santo invocar. Voltei-me ao meu Anjo. Depois de esperar um tempo, ei-lo enfim a voar ao meu redor e com a sua voz angelical, cantar hinos de louvor”, São Pio em carta para o seu confessor.

Santa Francisca Romana

Sua experiência com os anjos se deu num contexto de grande sofrimento. Ela havia perdido o seu filho: “Via-se o Anjo sempre à sua direita, quer estivesse no quarto ou na Igreja. Quando Francisco cometia alguma falta, notava-se que o Anjo escondia o rosto com as mãos”, escritos sobre a Santa.

Por isso, peçamos a proteção e companhia do nosso Anjo da Guarda, que Deus deu como presente a cada um de nós.