Acólitos, coroinhas e cerimoniários celebram nesta segunda-feira (15) o dia de São Tarcísio


(Acólitos e cerimoniários da Catedral/ Foto: Pascom NSra do Rosário e São Benedito dos Pretos, Rosário/MA)

Nesta segunda-feira (15) se comemora a Festa de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. Na Arquidiocese, algumas paróquias realizam missas em ação de graças, visto que é um serviço que reúne sempre muitos jovens, adultos e crianças, na animação dos trabalhos litúrgicos.


Atualmente existe uma organização diocesana, mas, no dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, as celebrações são organizada em nível paroquial.


Comissão para articulação dos Coroinhas


Em São Luís os acólitos, coroinhas e cerimoniários estão inseridos na Comissão de articulação para articulação dos Coroinhas, que nasceu de uma iniciativa do padre Antônio José Ramos Costa (Antônio José Oblato), em 2006, quando atuava como padre no Maiobão, bairro de Paço do Lumiar (MA).


Em 2008, foi criada uma articulação em nível arquidiocesano, coordenada pelo padre Oblato, que agregou neste serviço à Pastoral Vocacional, realizando assim um acompanhamento diocesano dos Coroinhas. Nesse serviço era oferecido formação espiritual e encontros em nível arquidiocesanos, uma vez ao ano, chegando, inclusive, a se organizar uma Romaria dos Coroinhas, em São José de Ribamar (MA), reunindo acólitos, coroinhas e cerimoniários.


Entenda a diferença entre acólitos, coroinhas e cerimoniários.


Coroinha – menino ou menina que ajudam os padres nas missas ou nas celebrações da Palavra. Quanto a permissão de serem meninos ou meninas neste serviço (o sexo) o pároco define.


Acólito – termo canônico usado para todos os que serão ordenados padres. O seminarista, em vista do sacerdócio, ou o homem que será diácono provisório (até ser ordenado, ele é um acólito). Algumas paróquias acabam usando o termo coroinha para acólito ou cerimoniário.


Cerimoniário - coroinha com maior formação e instrução, sobretudo para atuar nas Solenidades litúrgicas. Sua indumentária é diferente, geralmente preta ou branca, sobretudo para as Solenidades.


Comissão para articulação dos coroinhas


Padre Roney Carvalho (98) 99612 4889, coordenador arquidiocesano da articulação para os coroinhas.