Começou nesta sexta-feira (18), com Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, em São Luís, o 13º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC) do estado do Maranhão. Refletindo sobre o tema "Revesti-vos do Senhor, pelo Seu Soberano poder" (Ef 6,10) o Congresso seguirá até domingo, dia 20, no Centro de Convenções da UFMA, na cidade universitária dom Delgado, Vila Bacanga.
A Missa foi presidida pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, concelebrada por diretores espirituais da RCC de dioceses do Regional NE5 e foi auxiliada pelo diácono permanente Francisco Camêlo, diretor espiritual do movimento e ex-Presidente do Conselho Estadual da RCCMA.
Durante sua homilia, padre Jadson Borba alertou para o fato de que, providencialmente, a primeira leitura da Missa tratar de uma Assembleia liderada por Josué, e recordou os participantes que assim como sucessor de Moisés, Deus convidava os participantes do encontro a fazem também uma decisão por Deus. E enfatizou "Joelho no chão e Serviço aos irmãos" é a forma de se ter o verdadeiro poder de Deus.
Presidentes de Conselhos Diocesanos, coordenadores de ministérios, coordenadores de grupos de oração e participantes do movimento estarão reunidos durante o final de semana para momentos de pregação, oração de louvor, Adoração ao Santíssimo e Missas.
Neste sábado (19), a partir das 10h, o Congresso terá a presença de dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional NE5 e da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Gilberto deve dirigir uma palavra aos participantes do Congresso e ter um momento com o Conselho da RCCMA.
Recorde trechos da homilia do padre Jadson Borba
Padre Jadson Borba iniciou sua homilia falando sobre a Providência Divina que permitiu que a primeira leitura da Missa com a referência a uma Assembleia, similar ao que farão no final de semana.
Josué estava em assembleia do povo de Deus. E ele recordava ao povo a caminhada feita até aquele momento. Da mesma forma, os participantes do Congresso também deveriam pensar na caminhada que se fizeram até aqui. Hoje não temos mais una terra prometida, mas temos um céu. Um lugar onde Deus está!
Ao recordar, portanto o tema do Congresso, “Revesti-vos do Senhor, pelo seu soberano poder” (Ef 6,10), padre Jadson lembrou que tem coisas que Deus não pode. “Deus é amor. Deus não pode deixar de nos amar. Logo, é natural pensar no poder como os homens entendem às vezes. Poder de mandar, de ordenar...Para Deus, porém, o poder é o Serviço. Se revestir da força e do poder de Deus é se revestir de serviço. Somos chamados a entender que quem se reveste do verdadeiro poder de Deus, se reveste de avental. (Jo 13). É preciso nos revestirmos de Deus, nos revestirmos do Senhor.
Padre Jadson Borba também lembrou ao povo das multidões (referência comumente associada aos carismáticos), que na experiência do povo de Deus, temos uma referência quando falamos de multidão. Quando a multidão vê a multiplicação dos pães, Jesus os exorta “Vocês não estão aqui porque viram os sinais. Mas porque comeram e estão satisfeitos”. As vezes a multidão quer as bênçãos do Senhor, mas não querem seus projetos. "Não basta seguir o Senhor, é preciso se comprometer com Ele!".
Fazendo referência ao tema do ano, lembrou a palavra Desperta. Quando se está sentado, se está morto. Diferença, por exemplo do que acontece quando Deus está sentado. Quando o Senhor está sentado, Ele reina no trono.
’Desperta’ é o que Deus fala toda manhã para nós. Nós dormimos e Deus nos desperta. Quando Deus nos despertar? Quando a luz chega. Ele fala levanta para Levi e fala para nós. Deus precisa despertar cada um de nós!
Cada um de nós passa por uma noite escura. Temos as nossas fragilidades. “De vários lugares vocês vieram. Quantas coisas vocês vão ouvir? Quantas coisas vão enfrentar?
Contudo, o padre alertou que é preciso sair da zona de conforto. “ Deus nos desinstala de nossa zona de conforto”. Deus tem um propósito na vida de cada um de nós.
Não foi coincidência o que Deus reservou na primeira leitura e no Evangelho. "Quanta dureza de coração", lembrou padre Jadson. Deus não quer que nosso coração esteja endurecido. Quer que sejamos um vaso conforme a vontade do Senhor.
“Cada um de nós, as pessoas que esperam o nosso retorno, as pessoas devem perceber que nós renovamos os nossos vasos”, lembrou o padre.
“Jesus realizou em sua vida vários encontros. Mas a maioria dos encontros do Senhor não aconteceram nos caminhos. Aconteceram às margens do caminho. Como foi com Zaqueu. O cego de nascença. Jesus foi capaz de sair do caminho e ir às margens. Romper o que é trevas. E trazer tudo o que é luz”.
Padre Jadson lembrou que cada um começou a sua história em um tempo. Mas todos estão sendo trabalhados pelo Senhor. “Não tenham medo do Senhor. Não temos medo de dizer ‘Senhor estou aqui’”.
Comentários