A Grande Romaria de São José de Ribamar reúne romeiros em uma bonita manifestação de fé!


(Fotos: Ribamar Carvalho)

Nesse sábado, 17/09, aconteceu a Grande Romaria em honra a São José de Ribamar. A missa de envio e concentração aconteceu às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab, em São Luís, com destino a São José de Ribamar, onde os romeiros percorreram 22km entre orações, cantos e manifestações de fé em Deus, através da confiança na intercessão do padroeiro do Estado do Maranhão.


A peregrinação durou toda a madrugada, e encerrou por volta das 5h, momento em que foi celebrada uma missa em Ação de Graças e acolhida dos romeiros. Durante toda a madrugada são realizadas missas de hora em hora, no Santuário.


(São José de Ribamar, 5h, no momento da chegada dos peregrinos/Foto: Ribamar Carvalho)

Tradicionalmente, muitos grupos, comunidades, famílias e devotos fazem a sua "romaria" ao longo de todo o dia, o que somando, segundo a assessoria de comunicação do Santuário, chega a cerca de 20 mil pessoas.


São pagadores de promessas, peregrinos de primeira viagem, pessoas que pedem graças, e até milagres, em cada devoto de São José de Ribamar, no caminho da Grande Romaria, está também um coração agradecido, um coração esperançoso.


No caminho, é possível encontrar pessoas que participam apenas para prestar auxílio aos romeiros. É o caso das pessoas que distribuem água (gratuitamente), para servir de alívio para aqueles que percorrerão a madrugada inteira São José de Ribamar.




A Grande Romaria


A Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar recebe esse nome porque os devotos e romeiros percorrem oito paradas (oito estações), onde refletem sobre "As estações da vida de São José". Em cada estação, acontece a leitura de passagens do Evangelho, reflexão e oração, que são conduzidas pelos párocos solidários.



O nome também é uma alusão à praça localizada em frente ao Santuário, chamada "Caminho de São José". Nela, estão oito esculturas que retratam as estações da vida do pai nutrício de Jesus, construídas entre os anos de 1996 e 1997, pelo artista goiano Sival Floriano Veloso. São elas: 1ª estação, O noivado de São José; 2ª estação, O anjo aparece em sonho a São José; 3ª estação, São José assiste o nascimento de Jesus ; 4ª estação, São José presencia os Reis Magos; 5ª estação, José e Maria apresentam Jesus no Templo de Jerusalém; 6ª estação, Fuga do Egito; 7ª estação, José e Maria voltam a Jerusalém; 8ª estação, São José morre.


Durante a Grande Romaria, oito comunidades ao longo do caminho acolhem uma Estação:


Primeira estação: Igreja matriz da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, São Luís.


Segunda estação: Comunidade Nossa Senhora das Graças, Foraquilha.


Terceira estação: Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Lima Verde.


Quarta estação: Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Laranjal.


Quinta estação: Comunidade São João Batista, Rio São João.


Sexta estação: Comunidade Santo Antônio, Pindaí.


Sétima estação: Comunidade São José dos Índios, São José dos ìndios.


Oitava estação: Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Praça Verde.



Próximas Romarias

Após a Romaria da Luz que aconteceu nessa segunda-feira (19), faltam duas Romarias para o encerramento do Festo em Honra a São José de Ribamar: Romaria Marítima, dia 24; Romaria de encerramento, com início às 16h, terminando com missa no Santuário de São José de Ribamar, presidida por dom Gilberto Pastana.


Veja mais fotos em nosso Facebook. E acompanhe a cobertura do Festejo nas redes sociais do Santuário.