4 de outubro: dia de São Francisco de Assis


Ninguém pode negar que São Francisco de Assis foi um cristão revolucionário em sua época, não é mesmo?!


A partir de uma experiência profunda e pessoal com o Evangelho, São Francisco toma para si um estilo de vida meio que “adormecido” na Igreja daquele tempo: o despojamento, a pobreza, simplicidade e o amor para com todos. Esse santo de Assis lança um estilo que deveria ser conservado desde do princípio, mas se perdera no meio do caminho entre os seguidores e viventes da fé.


Mas, vamos para os ensinamentos práticos?


São Francisco se fez pobre com os pobres. Para ajudar os mais necessitados, Francisco se tornou um deles, nos ensinando que é preciso ENTENDER e se COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO, para que consigamos ser sensíveis às suas necessidades.


Assim como todas as pessoas, São Francisco também sentia medo e incômodo em relação aos leprosos, porém não parou nisso. Aqui, Francisco nos ensina a AMAR A TODOS e, principalmente, sermos SENSÍVEIS ao coração do outro. Embora acometidos por uma doença horrível e contagiosa, eles eram humanos, tinham sentimentos como nós e uma história de vida. Como não havia cura naquela época para a doença, Francisco se propôs apenas em aliviar o fardo dos chamados “leprosos”, oferecendo-lhes companhia e amando-os com cuidado e zelo.


O gesto e doação de Francisco para com os pobres, nos ensina que devemos AMAR SEM ESPERAR NADA em troca. Assim como nos aponta o Evangelho, em que Jesus nos orienta que ao servir um necessitado, estaremos servindo a Ele. São Francisco demonstra para toda a Igreja que é possível fazer esse gesto de

doação.


Ao ter sua experiência com Deus, Francisco fez seu processo de conversão, através de uma espiritualidade regada de oração e leitura da Palavra, mas também ajudou quem precisava. Então, o santo de Assis nos ensina que a fé deve está unida com as obras que exercemos e nunca perde de vista o SERVIÇO para com o próximo.

A vida do santo de Assis

Conheça os principais acontecimentos da história desse santo que arrasta uma multidão de devotos.


1- Nasceu em Assis, Itália. Seu nome era Giovanni (João). Filho de um rico comerciante de tecidos.


2 - Foi um jovem boêmio, fanfarrão, que não gostava de estudar e trabalhar. O playboy da Idade Média.


3 - Foi cavaleiro e prisioneiro de guerra.


4 - Em 1182, Francisco ouviu o chamado de Deus através do crucifixo na Igreja de São Damião: “Vai e reconstrói a minha Igreja”.


5 - Experimentando o Evangelho, Francisco começou a fazer caridade, doando os tecidos da empresa de seu pai e vendendo-os por preços bem baixos.


6 - O pai de Francisco, acusando o filho de roubo, decide comunicar o bispo local. Então, o bispo organiza uma tribuna para ouvir testemunhas sobre o caso. Francisco fala de sua experiência e se despoja de suas veste ficando nu na frente de todos.


7 - Francisco cria a Ordem dos Frades e institui uma nova forma de vida na Igreja, a qual cresceu rapidamente pelo mundo todo.


8 - Francisco foi o santo que criou o PRESÉPIO em uma de suas viagens missionárias.


9 - Em Gúbio, Francisco conversa com um lobo que causa temor em todos na cidade e o tranquiliza. Pela sua sensibilidade com as criaturas, é o protetor dos animais.


10 - Francisco recebe os estigmas.


11 - Após dois anos de sua morte, São Francisco de Assis é canonizado pelo papa Gregório Nono.


Depois de ler esses breves ensinamentos, qual o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa e agradável a Deus? O que está ao seu alcance?


Crédito da imagem: Canção Nova

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo