Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar do Padroeiro do Maranhão

A tradicional Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, do Padroeiro do Maranhão, aconteceu neste sábado, 21, sendo o maior evento religioso realizado na Grande Ilha de São Luís, exigindo um significativo esforço conjunto entre diversos órgãos para sua realização. O tema deste ano é Amazônia: Igreja, missão e ecologia, que faz referência ao Sínodo para Amazônia, convocado pelo papa Francisco para o próximo mês de outubro.

A programação começou às 6h com a missa de envio da imagem peregrina do Padroeiro do Maranhão à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, a carreata partiu às 7h para missa de acolhida na igreja da Cohab às 9h. Ás 19h os romeiros começaram a percorrer a Avenida Jerônimo de Albuquerque até o bairro da Forquilha, aonde ingressou na MA 201, findando ao Santuário Arquidiocesano.

O percurso da Romaria, foi estruturado em oito estações de parada do romeiros, sendo que, em cada um destes locais foram também posicionados uma patrulha a pé e outra motorizada.

A romaria Cohab-Santuário ganha o nome de "Caminho de São José de Ribamar" porque durante a caminhada, conduzidos pelos párocos, os romeiros refletem sobre a vida de São José à luz das escrituras, como, de igual modo, acontece nas estações do conjunto de esculturas presente na praça do Santuário originalmente chamada de "Caminho de São José de Ribamar". Ainda, pode ser chamada de "Grande Romaria" por ser considerada a principal dentre as outras que ocorrem durante a novena.

A grande concentração e pessoas ao redor dos trios elétricos que animavam a Romaria, contou com o apoio de policiamento motorizado e viaturas tanto na retaguarda quanto na frente do grupamento de romeiros, para auxiliar durante o percurso. Ao mesmo tempo, outras viaturas faziam o policiamento ao longo de todo o trajeto, afim de garantir a segurança dos romeiros que se deslocavam de diversos pontos ao longo da Rodovia.

Segundo a organização, o evento atraiu um grande público, em um clima de fé e devoção, harmonioso e pacífico.