• Secom

Caminhos de Evangelização na forania São Benedito: Pastoral Familiar


O papa São João Paulo II afirmou que “a família tem a missão de se tornar aquilo que é, ou seja, uma comunidade de vida e de amor. A ela é confiada à missão de guardar, revelar e comunicar o amor, qual reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade”.

Cabe a Pastoral Familiar à tarefa de fortalecer e iluminar o caminho de tantas famílias, trazer para a sociedade a Alegria do Evangelho promovendo o encontro pessoal com Jesus Cristo. A Igreja agradece a Deus por tantos agentes dessa pastoral que buscam imitar o Divino Mestre, buscando caminhos para estar presente na vida das pessoas, compreendendo seu estado de vida, seu momento, seus sonhos, direitos e possibilidades.

Nos últimos anos, sob a direção espiritual do padre Ivanildo Barros, a pastoral familiar da Forania tem se esforçado em atividades evangelizadoras que promovam a reflexão e ação missionaria. Este ano tivemos como novidade a realização de uma grande carreata, para celebrar a abertura da Semana Nacional da Família que trazia como tema: “A FAMÍLIA COMO VAI?”. A carreata saiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde em Axixá rumo à cidade de Icatu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição no dia 4 de Agosto.

De acordo com padre Ivanildo, esse tema, o mesmo da CF de 1994, é um questionamento que exige de cada um de nós uma explicação, um olhar pra dentro de nossos lares, de nossas famílias e se perguntar COMO VAI A MINHA FAMÍLIA? O que está acontecendo de bom ou de ruim, o que precisa e o que posso melhorar, segundo a luz da Palavra de Deus. Tal reflexão deve ser promovida através do Subsídio HORA DA FAMÍLIA, da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O casal coordenador da Pastoral Familiar da forania, Natan e Alaída, disseram que sempre sonharam com esse momento de fazer a abertura da Semana Nacional da Família, envolvendo todas as Paróquias da forania. A carreata encerrou-se com a celebração da Eucaristia na Praça da Igreja da Imaculada Conceição.

A forania São Benedito, sempre tem trabalhado temas que envolvem as mais diversificadas realidades da família trazendo para discussão e debates temas relevantes e de fundamental importância para a sociedade. Em Julho do ano passado realizou-se na cidade de Rosário o I Congresso da Pastoral Familiar, cujo tema: Família Berço da Evangelização e Superação da Violência e o lema: Vós sois todos Irmãos. O congresso reuniu mais de 300 famílias, o destaque foi a participação de muitos jovens. Os temas foram assessorados pelo padre Clemilton Luis Azevedo de Moraes, pelo Dr. Rui Palhano que tratou do tema Família e dependência química, pelo diácono Antônio Elton, hoje padre da Paróquia de São José do Periá e pelo padre Jânio Reis que tratou do tema: Superando a angústia, o caos e a dor do luto.

Em cada paroquia, os membros da pastoral familiar tem a missão de acolher com amor e simplicidade todas as pessoas, casais ou não, movimentos, serviços, instituições e organizações que trabalham em prol da família ou se empenham em sua promoção. Dessa forma que a forania São Benedito vem se preocupando com a situação das famílias que vivem na área continental da Arquidiocese de São Luís Maranhão.

#PastoralFamiliar #ICongressoPastoral #ForaniaSãoBenedito

12 visualizações