Encontro Regional da Pascom NE V

A PASCOM Regional estará realizando o encontro anual de comunicadores cristãos. O mesmo será realizado na Diocese de Caxias nos dias 23 a 25 de agosto de 2019, cujo tema será “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

No mesmo encontro abordaremos assuntos relevantes ao sínodo para Amazônia com o intuito de motivar os comunicadores cristãos a entrar e permanecer na rede de informações necessárias e verídica, contribuindo na comunicação profética.

Pedimos encarecidamente que cada Diocese envie representantes da Pascom ou pessoas que se identifiquem com uma comunicação transformadora e a favor da VIDA. O inicio do encontro está previsto iniciar na sexta-feira, dia 23, às 17h30 com credenciamento, 18h o jantar e o término no domingo, dia 25, 12h com o almoço.

ABORDAGENS TEÓRICAS PARA TODOS

• Tema central do encontro “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana” – Carta do Papa para o DMCS 2019.

- Assessoria: Dom José Belisário da Silva

• Romaria da Terra e das Águas 2019, tema: “Água e terra, fonte de vida, dons de Deus e direito de todos”.

- Assessoria:, Dom Sebastião Duarte – bispo da diocese de Caxias

• Sínodo para Amazônia: “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

-Assessoria: Paulo Martins (assessor de comunicação da REPAM nacional)

• REPAM: Plano estratégico de comunicação nacional e regional

- Assessoria: Paulo Martins (assessor de comunicação da REPAM nacional)

• Articulação e implantação da PASCOM

- Assessoria: Padre Edinaldo Pereira (Coord. Regional da PASCOM)

Workshop: Produção textual; Produção para mídias; Fotografia e vídeos com o celular e Rádio.

CRONOGRAMA DO ENCONTRO REGIONAL NE 5

.

Sexta-feira: 23/08/19

- 17h30: Credenciamento - 18h30: jantar - 19h: Abertura/ Acolhida/ - 19h30: Hora Santa pela comunicação (Arquidiocese de São Luís) - 20h10: Apresentação por dioceses e fala sobre as realidades de cada uma (avanços e dificuldades) - 21h30: Encerramento das atividades

Sábado: 24/08/19

- 07h: café da manhã - 08h: Oração Inicial (diocese.................... - 08h30: Acolhida/ encaminhamentos do dia - 09h: Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais “‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana” (Dom José Belisário da Silva – Bispo referencial da comunicação NE 5). - 10h: Perguntas/ intervenções - 10h20: lanche - 10h40: Romaria da Terra e das Águas. Tema "Água e terra, fontes de vida, dons de Deus e direitos de todos. Lema: “Senhor, dá-me desta água!” Jo. 4,15 – (Dom Sebastião Lima Duarte - Bispo da diocese de Caxias). - 11h40: Perguntas/ intervenções - 12h: almoço - 14h: Animação - 14h20: WORKSHOP: Produção textual; Produção de conteúdos para mídias; Fotografia e vídeos com o celular; Rádio. - 16h: intervalo para o lanche - 16h20: retorno para os workshops - 17h: Implantação da Pastoral da Comunicação, padre Ednaldo Pereira - 18h: Jantar - 19h: Noite cultural

Domingo: 25/08/19

- 07h: Santa Missa - 08h30: Café da manhã - 09h: Sínodo para a Amazônia. Tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. (Assessoria: Paulo Martins – Assessor da REPAM nacional). - Plano de comunicação da REPAM (Paulo Martins) - 10h: Lanche - 10h20: Plano de Ação da Pascom NE V (Pe. Edinaldo, Paulo Victor e Duda Garces) - 12h: Almoço.