• Secom

Milhares de católicos celebram Corpus Christi em São Luís


Católicos de aproximadamente 56 paróquias que compõe a Arquidiocese de São Luís, participaram nesta quinta – feira (20), da Celebração de Corpus Christi, realizada no Aterro do Bacanga, em São Luís. A concentração dos fiéis ocorreu a partir das 14h30, as 15h, foi realizado o Terço de Nossa Senhora, em seguida o público cantou com o show que reuniu artistas maranhenses interpretando músicas católicas no "Animma Chrisit".

A data é uma das mais importantes para a comunidade, pois é quando se comemora o mistério da Eucaristia. “Este é o momento de confraternização em que publicamente a Igreja quer mostrar sua fé na celebração da Eucaristia. Este ano com foco na Campanha da Fraternidade que está direcionada as política públicas. Eucaristia tem muito haver com uma mensagem de um mundo mais igualitário”, explicou em coletiva o arcebispo metropolitano, dom Belisário.

O evento já aconteceu em diversas áreas da cidade, como a Praça Deodoro, Largo da Igreja de Santo Antônio, Praça Maria Aragão e há cerca de cinco anos é realizado no Aterro do Bacanga, devido ao crescente número de fiéis.

PROGRAMAÇÃO

Missa Campal

Este ano, a celebração seguiu a temática da Campanha da Fraternidade e teve como proposta incentivar a cultura da paz.

Com missas realizadas em todas as 56 paróquias da Arquidiocese de São Luís, a comemoração culminou com Missa Campal e shows no Aterro do Bacanga.

Foram mais de 800 pessoas envolvidas na organização do evento, que contou com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura e outras instituições.

Celebração do Corpo e Sangue de Cristo

Famílias inteiras, caravanas de diferentes bairros e regiões da Região Metropolitana de São Luís se dirigiram ao Aterro da Bacanga para a solenidade de Corpus Christi. Os católicos louvam e adoram o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo e a eucaristia.

A missa campal celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmerlado Barreto, foi realizada às 17h. Em seguida, por volta das 18h30, uma grande procissão luminosa saiu do Aterro do Bacanga, passando pela Avenida Beira-Mar e por fim, chegando a Catedral Metropolitana.

De acordo com Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, o tema da festa ‘Eucaristia, pão do céu, fonte de Justiça e fraternidade’, está relacionada com a Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda as políticas públicas como caminho de fraternidade e justiça social. E ainda elogiou a participação das pessoas e da organização.

Organização esta, muito elogiada pela senhora Esmeralda Veras, da RCC na igreja de Santo Antônio, no centro, "Tudo ocorrendo muito bem, é uma importante forma de fé e um dia muito importante para fazer uma renovação com Deus". disse.

#CorpusChristi2019 #AterrodoBacanga #SãoLuís

24 visualizações