• Secom

Iniciada programação de Corpus Christi 2019


Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. A data é uma das mais importantes para a comunidade, pois é quando se comemora o mistério da Eucaristia. Este ano, a celebração organizada pela Arquidiocese de São Luís conta com uma programação religiosa com a realização de shows cristãos, uma missa e uma grande procissão no Aterro do Bacanga, na região central da capital.

Além da programação religiosa, o dia de Corpus Christi também é marcado por demonstrações religiosas dos fiéis. As 55 paróquias e comunidades que fazem parte da Arquidiocese de São Luís, enfeitam durante a madrugada, as ruas com os tradicionais tapetes que celebram a data. Os tapetes são feitos com pó de café, serragem, cascalho, sal grosso e outros produtos recicláveis.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. Aqui no Brasil o dia é celebrado com um feriado, sempre em uma quinta-feira, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. E a Arquidiocese de São Luís se prepara para a Solenidade que acontecerá nesta quinta-feira, dia 20 de junho, ás 14h30 no Aterro do Bacanga.

Entenda o cartaz deste ano

O cartaz deste ano traz como base a obra Trabalho, Crença e Festa, do artista maranhense Antônio Almeida. Com um visual colorido e minimalista , o mural pode ser visto de vários pontos do Centro Histórico de São Luís na fachada do antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM).

A arte traz alguns elementos da cultura maranhenses, do modo que o povo trabalha para conseguir o seu sustento. A quebradeira de coco que amamenta o filho, o pescador devoto que agradece pela cura a São José de Ribamar, o jovem agricultor que semeia e prepara a terra, o índio caçador genuflexo diante da bíblia, o boia-fria e o bumba-meu-boi. O povo trabalha, come, festeja, reza: é aqui que a justiça e a fraternidade se materializam.

Ao centro está o cristograma IHS- acréscimo a obra original - que significa "Jesus Salvador dos Homens". Está inserido num sol porque Cristo é Sol que está no centro e ilumina toda a humanidade, aqui representada pelos tipos maranhenses. É o Pão doo Céu dado a todos sem distinção, alimento da fé, sobretudo do povo simples e trabalhador.

PROGRAMAÇÃO CORPUS CHRISTI 2019:

14h30 – Acolhida/Animação

15h – Oração do Terço de Nossa Senhora – (Setor Juventude)

15h30 - Animação / Acolhida (Palavra do Coordenador)/ Apresentação Musical / Avisos / Chamada das Foranias

15h45 – Show Annima Christi

16h45 – Montagem da banda

16h57 – Campanário

17h – Santa Missa

Procissão

Bênção Solene (na Igreja Sé)

#CorpusChristi2019 #Bacanga #Solenidade

11 visualizações