• Secom

Arquidiocese realiza reunião com Secretários/as Paroquiais


Na tarde desta ultima segunda-feira, dia 06 de maio de 2019, aconteceu no auditório Dom Geraldo Dantas localizado na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Luís, a reunião com Secretários e Secretárias Paroquiais que fazem parte da Arquidiocese.

Sob a coordenação e organização dos seguintes setores da Cúria Metropolitana: Chancelaria, Arquivo, Plano de Saúde, Recursos Humanos, Financeiro, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Jornal do Maranhão. Das 56 paróquias, 48 tem Secretários/as; Se fizeram presentes na reunião 30 paróquias e o Convento Nossa Senhora do Carmo, com a participação de 07 Secretários e 32 Secretárias.

A reunião teve início com acolhida e oração sob a coordenação de Vera Brito, após a acolhida foi proclamado o Evangelho - (Jo.6,22-29) pelo Secretário da Paróquia de Santo Amaro, Werb Silva Pinheiro, seguida de um breve momento de reflexão sobre “o que é a vida humana” e o “pão que alimenta a vida humana” referindo-se a leitura do Evangelho.

Estavam programadas para explanação no decorrer da reunião, as seguintes pautas:

  • Orientações sobre: batismo, casamento, catequese e matrimônio de acordo com os documentos da Igreja - Setor da Chancelaria com Ana Paula Borges;

  • A importância dos documentos: Ata, Relatório, Avisos, Arquivo e organização da mesa da Secretária Paroquial – Setor Coordenação Arquidiocesana de Pastoral com Vera Brito;

  • Arquivo – Criação de índice dos setores: Administração geral, Financeiro, RH, Patrimônio, Comunicações e Ofícios – Setor de Arquivo com Dionaton Oliveira;

  • Planilhas, Redizimos, Campanha Pró Seminário, Coletas Obrigatórias, Diário e Balancete – Setor Financeiro com Simone Campelo;

  • Organização de documentos (Funcionários) e Dinâmicas – Setor RH com Graça Soares;

  • Orientações sobre Plano de Saúde com Joselly Viana.

Durante toda a explanação do assunto houve momentos para perguntas, tirar dúvidas, ficando claro que muitas inquietações por parte dos Secretários e Secretárias foram bem visíveis. Despertando um desejo para que haja uma formação específica sobre o assunto com o Chanceler na pessoa do padre Raimundo Gomes Meireles, que segundo informação da Secretária da Chacelaria o mesmo está disponível para agendar uma próxima reunião e esclarecer as dúvidas e inquietações sobre as orientações para batismo, casamento incluindo celebrações, o que pode e o que não pode acontecer para assim trabalharmos com mais cautela, organização, clareza, discernimento e humildade para que não afastemos o povo da Igreja e sim que permaneçam firmes na fé.

Após a explanação de Ana Paula, foram abordados em poucas palavras, os seguintes itens: a importância das Redes Sociais – como usá-las sem prejudicar seu trabalho e Dicas para uma boa e clara Comunicação na Secretaria, com Vera Brito.

Graça Soares em poucas palavras pediu a colaboração de todos os/ secretários/as com os documentos que as paróquias recebem e que devem ser entregue ou devolvidos ao Setor de RH.

Simone falou sobre o cuidado com a pontualidade na entrega de documentos quando necessário e também falou sobre a tabela das Taxas de Emolumentos, que essa tabela é feita na reunião com a presença de todos os Bispos que fazem parte do Regional NE-5 da CNBB, frisou dizendo que Dom Belisário deixa cada Paróquia livre para fazer a sua tabela de acordo com as suas necessidades, caso queria seguir a tabela não tem problema. Segue abaixo a tabela atual:

A reunião encerrou às 17h10 com um canto e oração conduzidos pela Secretária da Paróquia São José e São Pantaleão – Luzia Sá Ferreira, seguida de um lanche partilhado.

#Secretários #Reunião #ComunicaçãoArquiSl

11 visualizações