• Secom

Arquidiocese de São Luís celebra Missa dos Santos Óleos


A Arquidiocese de São Luís celebrou nesta quinta-feira, 11 de abril, às 09h, na Catedral da Sé, a solene Missa dos Santos Óleos, também chamada de Celebração da Unidade. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, concelebrada pelos padres, diáconos e ainda contou com forte participação das 55 paróquias que compõem a Arquidiocese Metropolitana.

Pelo quarto ano consecutivo, esta missa tem sua data antecipada com o intuito de permitir que os padres da Arquidiocese possam estar em suas paróquias para com muita tranquilidade consigam se dedicar inteiramente ao trabalho pastoral e bem celebrarem o tempo forte da Semana Santa.

A Missa dos Santos Óleos, é também chamada celebração da unidade por reunir o clero da Igreja local em torno do seu bispo, é nesta ocasião que os padres fazem a renovação das promessas sacerdotais, feitas no dia da ordenação, como explica dom Esmeraldo Barreto “aquelas promessas que os padres fizeram diante do bispo e perante a toda Igreja em sua ordenação presbiteral. Esse compromisso consiste em renovar o propósito e acolhida do chamado de Deus”.

É nesta missa que são abençoados os Santos Óleos que serão utilizados nas paróquias para a celebração dos sacramentos. Feita a renovação das promessas sacerdotais pelos padres, o bispo abençoou os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, depois, consagrou o Santo Crisma: mistura de óleo de oliveira e bálsamo, a unção do perfeito odor missionário; deve o ungido exalar na Igreja de Cristo sua missão.

Para Henrique Gomes, da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, a missa deste ano superou suas expectativas em organização litúrgica, “este ano participei da celebração e fiquei muito emocionado durante a entrega dos óleos”, afirmou. Ao final dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar, ladeado pelos padres e diáconos, abençoa o povo de Deus, deseja a todos uma feliz Semana Santa e os despede para suas paróquias. Após a santa missa, bispos, dom Esmeraldo e dom Xavier, bispo emérito de Viana-Ma, padres e diáconos, estarão em almoço fraterno celebrando a unidade do presbitério da Igreja local.

#SantosÓleos2019 #SemanaSanta #ArquidiocesedeSãoLuís

94 visualizações