• Secom

Santuário Arquidiocesano festeja São José de Ribamar


O novenário de março, primeira festa do Padroeiro do ano, que iniciou no domingo dia 10, encerra na terça-feira, dia 19, com missas e procissão

Dom José Belisário, arcebispo metropolitano, durante homilia no encerramento do novenário 2018

Este ano o tema escolhido é Fé Cristã e trabalho em prol do direito e da justiça social, que faz alusão à Campanha da Fraternidade: tema “Fraternidade e políticas públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). Olhando para a figura bíblica de São José como homem justo, dedicado à família e vida em sociedade, o Santuário quer inspirar os romeiros e devotos a defesa da vida e da justiça social. Padre Cláudio Roberto, reitor, explica que o novenário é “um grandioso momento de espiritualidade e de fé”.

Dia 19 de março, dia de São José

Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia. Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora.

Romaria dos Coroinhas e missas da novena

Anualmente, em março, São José é celebrado no Santuário Arquidiocesano de 10 a 19, com vasta programação de missas, este ano, não diferente, traz entre as principais 06h, 17h e 19h. Ocorrerá também a quarta edição da Romaria dos Coroinhas, dia 16 de março, terceiro sábado do mês, com concentração às 15h no Liceu Ribamarense, Estrada de Ribamar.

Encerramento do novenário 2019

A festa se estende até a terça-feira, 19, quando a Igreja celebra a solenidade de São José como padroeiro universal. Para o encerramento está prevista a programação de missas às 6h, 8h30, 11h, 15h, 16h (procissão de encerramento) e 17h30, missa na Concha Acústica que marca o encerramento do novenário.

#SãoJosédeRibamar #Novenário #PadroeirodoMaranhão

13 visualizações