• Secom

CF 2019: Programação prepara fiéis para santa missa de lançamento


A CF 2019, inicia sua programação, pontualmente ás 15h da tarde deste sábado (09), já com a presença massiva das caravanas presentes no local, compostas pelas Foranias da ilha de São Luís, estiveram presentes, Nossa Senhora da Vitória, Anjo da Guarda, São Luís Rei de França, Nossa Senhora da Conceição, São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Nazaré, São Francisco e Santa Clara, São Cristóvão, São José de Ribamar e Forania São Benedito.

Em seguida, houve realização de oração da CF 2019, com padre Crizantonio e a apresentação ficou a cargo do responsável pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas, Delso de Jesus, que explicou para os presentes sobre a necessidade e participação dos cidadãos na efetividade das políticas públicas em nossa sociedade e que espera com o tema deste ano da CF, estimular a população para o envolvimento de cada cristão nas politicas públicas.

Para o coordenador Arquidiocesano da CF, padre Crizatonio da Conceição, O objetivo da Campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, a luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. Trazer essa reflexão neste ano, engaja ainda mais a sociedade para se conscientizar sobre seu papel em sociedade.

Encerrando as falas sobre politicas públicas, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Dr. Francisco Gonçalves, que especificou os desafios a serem superados e reconheceu o papel importante da Igreja Católica nas politicas públicas com as pastorais, da Mulher, Carcerária e do Idoso, por exemplo.

A Arquidiocese de São Luís seguiu com a programação de lançamento. Em seguida houve fala sobre políticas públicas, com padre Luís Carlos por cerca de 15 minutos, ressaltado o tema oportuno deste ano.

O evento contou também com a participação de Clay Viana, em show realizado aos presentes, logo após o grupo teatral DANÇATRO, realizou apresentação sobre a CF 2019, introduzida para encerrar a programação preliminar do evento. Tendo próximo o horário da missa, às 16h20, a coordenação do evento levou ao conhecimento da assembleia de fiéis os cantos litúrgicos para à santa missa.

Como de costume, pontualmente às 17h, o povo de Deus se reuniu para celebrar a santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Belisário, reúne padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e autoridades da capital e do Estado, que marca oficialmente o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019.

.

#CF2019

26 visualizações