• Secom

Lançamento da CF na Arquidiocese ocorrerá este ano no Multicenter Sebrae


Evento ocorre no sábado, 09 de março, no Multicenter Sebrae

e trará por tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Nos idos anos quarenta, em razão da forte crise econômica e social que abatera a capital potiguar, Natal, a Ação Social Católica, entidade precursora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, lança importante campanha de conscientização e arrecadação mobilizando grande número de norte-rio-grandenses.

Desta semente, a Cáritas-Brasil, instituição da Igreja Católica com atuação no país, lançou um projeto nacional que deveria ser realizado na Quaresma para que os dons arrecadados como fruto dos pilares quaresmais, a saber: a oração, o jejum e a caridade, fossem convertidos em ajuda fraterna. O projeto foi intitulado Campanha da Fraternidade – CF. A partir de 1964, a Campanha passa a funcionar ordinariamente em todo o país com participação de todas as dioceses com tema e lema definidos.

A Campanha da Fraternidade 2019 traz por tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O objetivo da Campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. Ainda, segundo o documento base, “refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto, explica que, “em preparação à Páscoa de Jesus, a Quaresma é oportunidade singular para aprofundarmos a vivência da fé em Jesus Cristo que implica a vivência do amor às pessoas, considerando também as realidades em que vivem. Em nossa cidade, município, estado e em nosso país, há problemas que são gritantes aos quais não podemos ficar indiferentes!” E acrescenta, “tratar desse tema como CF não atrapalha em nada a Quaresma, ao contrário é uma forma de vivenciar a espiritualidade (caridade) quaresmal. Se o levarmos a sério, será uma grande oportunidade para que, questões tão relevantes, não fiquem reservadas aos gabinetes do poder legislativo, executivo ou judiciário. Poderemos assumir gestos que marcarão a vida da nossa rua, da comunidade, do bairro, do município, da região metropolitana e da área continental também”.

Campanha 2019 na Arquidiocese

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, na Arquidiocese de São Luís, ocorrerá este ano no Multicenter Sebrae, Cohafuma,, no sábado 09 de março, com concentração a partir das 14h30. A santa missa, às 17h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e reunirá, padres e diáconos, religiosos e religiosas, autoridades e o povo de Deus. A celebração marca a abertura oficial da CF 2019 na Igreja de São Luís.

SERVIÇO:

  • Coletiva de Imprensa sobre a CF 2019 – com presença do arcebispo dom José Belisário, acontece no auditório Dom Geraldo Dantas, Cúria Metropolitana de São Luís, Centro, dia 08 de março, sexta, às 11h.

  • Abertura Arquidiocesana da CF 2019 – Multicenter Sebrae - Cohafuma, dia 09 de março, sábado, a partir das 14h30.

CONTATOS (Pastoral da Comunicação):

  • Padre Gutemberg Feitosa 9 8899 7369;

  • Paulo Victor 9 8130 2738;

  • Rosangela Garcês 9 8164 2969;

  • Ariana Frós 9 9197 3867;

  • Dorivan Lima 9 8864 2683

#CampanhadaFraternidade #PolíticasPúblicas #Arquidiocese

52 visualizações