• Secom

Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


“A comunhão e o progresso da convivência humana são os fins primordiais da comunicação social e dos meios que emprega...” (CP, n.1)

Da esquerda para a direita, em baixo, Dorivan Lima, Ariana Frós, Paulo Victor; da esquerda para a direita, em cima, diácono AntônY Luso, Duda Garcês, padre Gutemberg, Jackeline Mouchrek.

Em meados de 2013, após me formar em jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e ajudar a criar a Pastoral da Comunicação – Pascom, do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, fui convidado a colaborar na condução da Pascom da Arquidiocese. Já havia uma caminhada consolidada e vários leigos, seminaristas, religiosos, padres e bispos, contribuíram, ao longo dos anos, para o seu desenvolvimento. Entre tantos colaboradores posso destacar as contribuições do publicitário e fotógrafo Diniz Costa, do seminarista Mário Dayvit, de saudosa memória, do meu irmão de ministério, padre Heitor Morais, de nosso saudoso arcebispo, dom Paulo Ponte. Entre outras iniciativas positivas, essas lideranças promoveram várias edições do Curso de Formação para Agentes da Pascom, o que veio a contribuir, e muito, com a comunicação em nossa Arquidiocese.

Em 2014, os jornalistas Ricardo Alvarenga, Bento Leite, e eu, padre Gutemberg Feitosa, assumimos a comissão para coordenação e animação da Pascom. Ricardo e Bento sempre muito dedicados e apaixonados pela comunicação eclesial, deixaram valiosas contribuições. Em 2015, eu e as comunicadoras Talita Dias e Duda Garcês assumimos a coordenação da comissão com os préstimos valiosos da também comunicadora Ariana Frós.

Nesse ínterim, buscamos desenvolver uma sinergia entre a Pascom, os veículos de comunicação da Arquidiocese (Jornal do Maranhão, Rádio Educadora do Maranhão 560 AM, e Fundel – TV Nazaré e Rede Vida) e o Setor Comunicação Arquidiocesano, que trata da comunicação institucional, que está sob a minha responsabilidade com a ajuda preciosa do comunicador Paulo Victor. De 2015 até janeiro de 2019, buscamos também apoiar as equipes de comunicação existentes, dar suporte e incentivo para a criação de novas, realizar eventos com os comunicadores, servir à Igreja nos eventos da Arquidiocese e no relacionamento com a mídia em geral. Foi nosso papel também representar a Pascom Arquidiocesana nos eventos da Pascom Regional e Nacional.

Atualmente mais da metade das paróquias da Arquidiocese têm uma equipe Pascom, vários movimentos e organismos eclesiais também. Realizamos anualmente Encontros e Assembleias com os comunicadores, além da celebração da Hora Santa pela Comunicação, da comemoração do Dia Mundial das Comunicações, de reuniões com coordenadores e oficinas formativas. Em 2018, realizamos mais uma edição do Curso de Formação de Agentes da Pascom, em parceria com o Iesma. Na oportunidade formamos dezenas de novos agentes. Em nossas atividades sempre buscamos seguir as orientações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (documento 99 da CNBB), que entre outras coisas, incentiva a Pascom a trabalhar os quatro eixos da comunicação na Igreja, a saber: articulação, formação, produção e espiritualidade.

Aproveito para agradecer a contribuição valiosa de inúmeros comunicadores e comunicadoras, homens e mulheres, que se dedicam à missão da Pascom de evangelizar as culturas com a cultura da comunicação. Importante frisar a colaboração de nosso arcebispo, dom José Belisário, bispo referencial para a Pascom no Maranhão, que sempre teve um olhar de carinho para com a comunicação na Igreja. A ele agradeço por revitalizar o Jornal do Maranhão, por se dedicar a dar nova vida à Rádio Educadora, por incentivar a Fundel e apoiar a Pascom e a Assessoria de Comunicação arquidiocesana.

No último dia 27 de janeiro, realizamos o 5º Encontro de Comunicadores da Arquidiocese, na Paróquia São José e São Pantaleão, Centro de São Luís, com grande presença de público. O tema meditado foi: “Responsabilidade Social: Doutrina Social da Igreja propondo uma comunicação a serviço da vida”. Nessa ocasião foi empossada a nova equipe da comissão para animação e coordenação da Pascom Arquidiocesana para o biênio 2019/2021.

A nova equipe da comissão para animação e coordenação da Pascom Arquidiocesana tem a seguinte configuração:

Coordenadora - Duda Garcês (São João Calábria); Vice Coordenadora – Ariana Frós (São Cristóvão); Secretária – Jaqueline Moucherek (Santa Paulina); Tesouraria – Dorivan Lima (Catedral da Sé); Assessoria de Formação – Paulo Victor (São José e São Pantaleão) e Edvaldo Teixeira; Direção Espiritual – Padre Guto Feitosa (Santuário São José de Ribamar) e Diácono Antony Luso (Nossa Senhora de Nazaré).

A essa equipe rogo as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, São José de Ribamar e São Gabriel Arcanjo. Que Deus abençoe nossos comunicadores do Reino, que com alegria e dedicação, anunciam o Evangelho do Senhor com a cultura da comunicação.

A você meu abraço a você minha bênção!

#Comunicação #PASCOM

0 visualização