Janeiro Branco: Paróquia São Cristóvão realiza palestra para conhecimento sobre saúde mental aos seu

Realizou-se na noite desta última segunda-feira (07) na Paróquia São Cristóvão, a palestra, “Quem cuida da mente, cuida da vida", com a psicóloga Marina Bentivi. A iniciativa é do setor casos especiais da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Luís, sob a coordenação do casal Antônio Carlos e Teresinha. Vestidos de branco, a assembleia marcou presença na palestra e contribuiu com vários questionamentos e depoimentos. Afinal, o ser humano precisa compreender que é um ser bio-psico- socio- espiritual e que sua saúde mental depende do respeito a todas essas dimensões. Para a estudante de psicologia, Brenda Vieira, a palestra foi muito boa e a definiu como uma oportunidade de "despertar" para a saúde mental. “É um assunto muito extenso, torna-se pouco o tempo oferecido, mas que pudemos sair com um pouco mais de conhecimento sobre. São coisas mínimas que as pessoas não dão o devido valor no cotidiano, mas que tem total influência na vida de cada um”. E completa com entusiasmo: “Espero que as pessoas presentes sejam multiplicadores dessa informação e que se preocupem mais com este tema, e que possam pesquisar e ir em busca desse assunto que é tão presente, mas pouco valorizado, e que iniciem o ano já com esse olhar minucioso com a saúde mental, através da campanha Janeiro Branco”, finaliza Brenda. Sobre a Campanha:

A campanha iniciou em 2014 com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a saúde mental. Acontece em janeiro, porque é o mês em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida.

O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

#JaneiroBranco #ParóquiaSãoCristóvão #PastoralFamiliarArquidioceseslz