• Secom

Festejo de São Cristóvão 2018


Paróquia São Cristóvão realiza tradicional festejo de São Cristóvão convidando os cristãos para uma vida missionária

Motivada pela devoção ao santo ao protetor dos motoristas, a Paróquia São Cristóvão se prepara para o tradicional Festejo em honra ao santo padroeiro, que chega ao seu 51º ano, guiada pela alegria e pelo ardor missionário, com o grande desejo de levar a mensagem de Deus, conduzindo a Cristo, como fez São Cristóvão.

De 15 a 25 de julho, a Paróquia convida toda a comunidade católica a abraçar o tema "Como Igreja em missão, sendo Sal da Terra e Luz do Mundo" e com o lema "Vou indicar-vos o melhor dos caminhos” (1 Cor. 12, 31), destacando a veia missionária que os cristãos da comunidade devem ter.

A expectativa da coordenação é que o Festejo seja instrumento de evangelização e fortaleça ainda mais a fé dos paroquianos. "Que tenhamos um Festejo tranquilo onde nossa Paróquia possa realmente demonstrar e despertar o amor de Jesus nas pessoas que vierem nos visitar, unidos e congraçados no objetivo de levar a mensagem de Cristo, a exemplo de São Cristóvão. Ou seja, que nossa Paróquia esteja unida e alegre nesse momento de evangelização e honra ao nosso padroeiro", Cid Penha, coordenador do Festejo de São Cristóvão.

Tradição

O santo é considerado o padroeiro dos motoristas, dos condutores, dos taxistas e viajantes, atraindo centenas de pessoas todos os anos a esta Paróquia. São devotos e fiéis que vem prestar honra a este santo, das mais diversas formas. Para o Festejo de 2018, estima-se que a comunidade deva receber cerca de 12 mil pessoas, durante as 11 noites do evento.

A Paróquia São Cristóvão abrange uma grande área que liga a ilha de São Luís ao continente, e engloba os bairros do Tirirical, São Bernardo, Parque Sabiás, Jardim São Cristóvão I e II, Ipem São Cristóvão, Vila Lobão, Vila Brasil, João de Deus, Anil, Cohab, Cohatrac, Cidade Operária, Vila Itamar, Vila Esperança, São Raimundo e Forquilha.

Programação

Edna Veras, que coordena o Festejo ao lado de Cid, explica um pouco das atividades que serão realizadas. "Da programação deste ano os fiéis podem aguardar uma evangelização ainda mais intensa com momentos de louvor, de partilha e confraternização. Poderão prestar homenagens ao padroeiro e se integrar mais na paróquia buscando vivenciar momentos de alegria e de partilha da palavra sendo testemunhas reais do amor de Cristo", disse.

Destaque para as ações que iniciam as festividades de São Cristóvão como a Semana do Laicato, de 07 a 15 de julho, e a Missão Jovem, de 13 a 15, ambas culminando com a abertura do Festejo que celebra a Noite da Juventude e da Semana dos Cristãos Leigos, com missa às 18h, no domingo.

Dia do Motorista

O encerramento do Festejo será na quarta, 25, com uma extensa programação. A primeira parte se inicia às 6h com alvorada de fogos, celebração e a realização do Circuito Saúde, das 8h às 12h, com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido de HIV/AIDS, Avaliação de IMC, Orientação Nutricional e Avaliação Postural, em parceria com a secretaria de saúde do município.

A tradicional Procissão dos Rodoviários inicia a segunda etapa, a partir das 16h, com concentração no Sindicato dos Rodoviários, na rua Afonso Pena, 373 - Centro, São Luís - MA. Em seguida, os devotos e motoristas em procissão pelas principais avenidas se deslocam para a celebração de encerramento do Festejo de São Cristóvão, às 18h.

Nas atrações culturais, o largo da Paróquia vai receber atrações católicas como o cantor Cosme, conhecido pelas apresentações nos principais festejos do país; Banda Arrasta Fé; Banda Auerê; Banda Parresia; Irmã Tereza; Ministério Acreditar no Amor e, ainda, os cantores César Texeira; Roberto Ricci; Dory Lima; e comédia maranhense Pão com Ovo.

SERVIÇO

O QUE: Festejo de São Cristóvão

QUANDO: 15 a 25 de julho de 2018

ONDE: Igreja matriz São Cristóvão, bairro São Cristóvão.

CONTATOS:

Ariana Frós: (98) 991673847 / arianafros@gmail.com

Thamyres Oliveira: (98) 987914382 / thamyresviih@gmail.com

Priscila Swaze: (98) 98478-1335 / priscilla.swaze@gmail.com

#SãoCristóvão #Festejo2018 #Missão

119 visualizações