• Secom

Arquidiocese sedia seminário sobre a Amazônia


O evento faz parte da programação preparatória para o Sínodo 2019

convocado pelo papa para discutir as realidades do bioma

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Regional Nordeste 5 - as doze dioceses que compreendem o Maranhão, estão realizando em parceria com a Rede Eclesial Pan Amazônica - REPAM, Seminário em Preparação ao Sínodo para a Amazônia.

O sínodo foi convocado pelo papa Francisco em 15 de outubro de 2017, por ocasião da missa de canonização de 30 mártires brasileiros, na Praça São Pedro, Vaticano. O papa está preocupado com a situação socioeconômica, eclesial, cultural e ecológica da Amazônia e deseja encontrar caminhos que sejam apontados para valorização e promoção de vida digna no bioma.

O Sínodo em Roma

O papa deseja escutar os povos da Amazônia, para tanto, realizou num primeiro momento, no Vaticano, em abril, um encontro pré sinodal. A delegação brasileira foi representada por indígenas, professores das universidades de Boa Vista, Manaus, Belém, além de padres, religiosos e os bispos cardeal dom Claudio Hummes, dom Erwin, dom Roque, dom Neri; no segundo momento, estágio atual, são realizados seminários nos países que compõem a Amazônia. No Brasil, estão sendo realizados seminários em todos os estados da Amazônia Legal. Num terceiro momento haver ainda o encontro preparatório, com base nos resultado dos seminários, reunindo bispos e especialistas do Brasil que participarão do sínodo em outubro de 2019.

Em razão disto, a CNBB e Regional NE5 realizará no Maranhão seminário. O evento começa hoje, 15, a partir das 14h, e se estende até o dia 17 de junho.

Serviço:

O quê: Seminário da Repam - Amazônia

Onde: Casa de Retiro Oásis, rua Frei Hermenegildo, 380, Aurora (Cep: 65060-190)

Quando: 15 a 17 de junho

Quem promove: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Regional Nordeste 5 – NE5 e Rede Eclesial Pan Amazônica - REPAM

Públicos: agentes eclesiais, professores e pesquisadores

Contatos: Paulo Victor 9 9609 4346 (wpp), padre Ednaldo Pereira 9 9186 6333 (wpp)

#Repam #Amazônia #SínododaJuventude #Oásis

29 visualizações