• Secom

Abertura da CF 2018


Evento acontece sábado, 17 de fevereiro, no Ginásio Castelinho

Neste ano a CF traz por tema “fraternidade e superação da violência”, e lema, “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). A Igreja quer “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência” (Texto Base CF 2018). Pistas concretas para vencer este desafio são: o anúncio do evangelho em primeiro lugar, o entendimento das múltiplas formas de violência, as consequências dos tráficos, a abrangência do domínio do crime e seus lastros violentos, a valorização da família e da escola, a reivindicação de políticas públicas autênticas de implantação da cultura da paz e espaços cristãos como lugares que fomentam a justiça e a fraternidade.

Sobre a temática e o contexto nacional, dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís, pontua: “neste ano vão acontecer dois eventos marcantes – um eclesial, outro civil. Na Quaresma, somos convidados, mais uma vez, a refletir e a rezar sobre a violência que assola a pátria brasileira e, ao longo do ano, somos convidados a participar de mais uma campanha eleitoral para a escolha de dirigentes civis em nível federal e estadual. Ambos são momentos fortes de nossa vida comunitária. Extremismos, polarizações, presunções, responder violência com mais violência parecem não ser as respostas corretas para os problemas que estamos vivendo. Diálogo e respeito mútuo, sim, parecem ser a saída. Afinal, somos todos iguais, feitos do mesmo barro e impulsionados pelo mesmo Espírito”.

Em razão do Ano do Laicato, convocado pela CNBB, de novembro de 2017 a novembro de 2018, Delson de Jesus, membro da coordenação arquidiocesana de Pastoral, afirma: “os ‘cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino’ (tema do Ano Nacional do Laicato) iluminados e fortificados pela Palavra e pela Eucaristia, são luzes na superação da violência e sal para temperar a fraternidade. Desta maneira, a cada ano assumem em nossa arquidiocese, por meio de suas pastorais, movimentos, organismos e serviços, a realização de todas as etapas da CF, desde a primeira formação quando tomamos conhecimento do tema e lema a serem trabalhados, durante as formações nas foranias, escolas, livrarias, órgãos públicos, etc., até a preparação do lançamento (coletiva, releases, entrevistas, etc...) cuja culminância é a abertura, que nos últimos anos tem acontecido no Ginásio Castelinho sempre no primeiro sábado após a quarta-feira de cinzas, no qual a celebração eucarística chama e impulsiona todos à conversão e a vivenciar os espírito quaresmal em resposta ao apelo evangélico (Mt 5,13-14) de tornarmo-nos “Sal da terra e luz do mundo”, lema do Ano do Laicato, como uma Igreja que anuncia o Reino de Deus, o reino da paz e da fraternidade, revelando desta maneira o total engajamento do laicato não só no lançamento, mas na CF como um todo”.

O lançamento da CF, na Arquidiocese de São Luís, ocorre no Ginásio Georgina Pflueger – Castelinho, sábado, 17 de fevereiro, com concentração a partir das 14h30. A santa missa, às 17h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Belisário, que reúne padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e as autoridades em geral, marca a abertura oficial da CF na Igreja de São Luís.

Serviço:

  • Coletiva de Imprensa sobre a CF 2018 - com presença do arcebispo dom José Belisário, acontece no auditório Dom Geraldo Dantas, Cúria Metropolitana de São Luís, Centro, dia 16, sexta, às 9h.

  • Abertura da CF 2018 – Ginásio Georgina Pflueger – Castelinho, dia 17, sábado, a partir das 14h30.

Pastoral da Comunicação Arquidiocesana:

  • Padre Gutemberg Feitosa 9 8899 7369;

  • Paulo Victor 9 8130 2738;

  • Rosangela Garcês 9 8164 2969;

  • Ariana Frós 9 8855 2655;

  • Dorivan Lima 9 8864 2683.

#Fraternidade #Superação #daViolência #EmCristosomostodosirmãos #CF2018 #Castelinho

134 visualizações