Setembro é o mês de festejar o Padroeiro do Maranhão

A festa acontece de 01 a 10 de setembro, na região metropolitana de São Luís – MA

Desde sua chegada em terras maranhenses, a imagem de São José de Ribamar testemunha incontáveis homenagens. A história também nos revela que, ao longo dos anos, as festas foram fixadas a partir das necessidades do povo e das condições naturais da região, por isso a opção por festejar o santo no mês de setembro.

“A comunidade percebeu que as fortes chuvas e a ausência de luz em Março prejudicariam as romarias, o comércio e as homenagens ao santo, daí surgiu a ideia de um momento no segundo semestre e no período da lua cheia. Assim, a iluminação natural poderia estender as quermesses noite adentro e também facilitar a chegada de romeiros por mar”, explica o pesquisador ribamarense Antônio Miranda.

A partir daí, a comunhão da comunidade com os padres aprimorou a festa. “É um grande momento de encontro e oração, que faz elevar índices econômicos, sociais e culturais da cidade-santuário e de grande parte do Maranhão”, aponta o padre Cláudio Roberto, reitor do santuário.

Este ano, o festejo faz referência ao Ano Mariano com o tema: “São José de Ribamar, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do salvador”. Segundo o padre Cláudio Roberto, esta festa “é também da Sagrada Família, a família perfeita, como deve ser a família humana; sempre rodeada de amor, paz e comunhão”.

Como de costume, o festejo de São José de Ribamar é elaborado pelos párocos solidários, em comunhão com os bispos de São Luís, e toda a comunidade paroquial de São José de Ribamar. “A nossa expectativa é sempre evangelizar para levar o povo a uma reflexão sobre questões humanas e sociais”, conta o reitor.

Na programação, totalmente religiosa, missas, procissões, novena e louvor, dentre outros eventos, movimentarão a cidade. No dia 02 de setembro, a grande romaria “Caminho de São José de Ribamar” terá início às 19h na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao Santuário São José de Ribamar, percorrendo toda a extensão da rodovia MA-201. Na chegada, uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Até o dia do encerramento, ainda haverá as romarias das crianças (03), da juventude (09) e marítima (09). No dia 10, a procissão de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrerá avenidas da cidade e encerra com a missa campal, na concha acústica.