top of page

É da Arquidiocese de São Luís do Maranhão o novo coordenador de Animação Litúrgica do Regional NE5


(Reginaldo Magalhães, novo coordenadora NE5 Comissão de Animação Litúrgica | Foto: Arquivo pesssoal)

De 8 a 10 de setembro, aconteceu o Seminário Regional de Liturgia, do Regional Nordeste 5, com o tema "Sacrosanctum Concilium, 60 anos depois: memória, incidência e desafios", também de caráter eletivo, onde se escolheu para novo coordenador da comissão, Regionaldo Magalhães, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Além da eleição, o Seminário projetou seis pontos centrais para o trabalho nos próximos anos. Entre eles, a criação de uma Escola Regional de Liturgia e a Elaboração de um Plano Pastoral para a Comissão.


O Seminário contou com a presença do bispo referencial da liturgia do Regional, dom Sebastião Duarte, bispo da Diocese de Caxias do Maranhão, e teve como objetivo, além da reflexão sobre o tema, oportunizar a avaliação do trabalho realizado pela Comissão e revisitar o Sacrosanctum Concilium. A proposta foi refletir, à luz do documento, de que maneira o texto incidiu sobre a vida da Igreja no Brasil e de modo particular, no Maranhão. Além disso, o Seminário proporcionou um momento de projeção sobre o que a equipe pretende como novos passos.



(Nova coordenação a Animação Litúrgica Regional NE: Reginaldo Magalhães, Mericiane e padre Josivaldo | Foto: Arqruivo pessoal)

Comissão sob nova direção


Compõem agora a direção da Comissão de Animação Litúrgica: Reginaldo Magalhães, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, como coordenador, padre Josivaldo, da Diocese de Zé Doca, como vice-coordenador e Mericiane, Diocese de Bacabal, como secretária.


Em sua fala para o site do Regional NE5, Reginaldo falou sobre o que representou o momento:

“Primeiro, é um sentimento de gratidão, a Deus e aos colegas representantes das dioceses do Regional Nordeste 5 pela confiança coloca em mim. A liturgia em nossas dioceses ocupa um lugar central na vida de todo o povo de Deus. Ele lá é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo a fonte de onde emana a sua força (SC. 08). Estar à frente desta missão é uma responsabilidade muito grande, pois cabe a nós, equipe eleita, e os representantes de cada diocese articular a caminhada litúrgica de nosso regional. Sabemos da responsabilidade, mas acreditamos na graça de Deus que nos capacita”, afirmou Reginaldo Magalhães.

Regional pertence a paróquia São José do Bonfim, Forania Anjo da Guarda, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Em sua caminhada atual, tem contribuído com a Comissão de Animação Litúrgica da Arquidiocese, tendo coordenado neste ano já importantes missões na liturgia como a campanha da Fraternidade e a Solenidade de Corpus Christi, que reuniu 15 mil pessoas no dia 8 de junho, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís.


Há dois meses, Regional começou a organização para o Curso promovido em nível arquidiocesano, que acontecerá no dias 28 e 29 de outubro, com assessoria de dom Armando Bucciol, bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora (BA). O curso tratará sobre a nova edição novo Missal Romano, lançado pela CNBB neste ano.



Seis pontos elencados no Seminário


1. Integrar na Formação Litúrgica a Piedade Popular Maranhense como itinerário de inculturação;


2. Setorizar o Regional Nordeste 5 para facilitar a proximidade entre as dioceses a fim de atender as necessidades da Formação Litúrgica;


3. Acrescentar à proposta de Formação Continuada (Bispo, Clero, Leigos e leigas, povo de Deus) a modalidade online e a criação da Escola Regional de Liturgia;


4. Continuar fortalecendo a formação de novos Ministros da Palavra e Eucaristia para suprir a carência e ausência dos Ministros Ordenados;


5. Criação e fortalecimento da Comissão Diocesana para Animação da Pastoral Litúrgica em todas as dioceses do Regional Nordeste 5.


6. Elaborar uma Plano de Pastoral para a Comissão de Animação Litúrgica do Regional, de acordo com a dinâmica do Regional Nordeste 5, fazendo chegar às dioceses, para em conjunto com o Regional, planejar suas ações.

Kommentare


bottom of page