Jornal_do_Maranhão_Marca_Curva.png
Edições.png

Jornal do Maranhão, impresso

Breve Histórico

O Jornal do Maranhão é uma produção jornalística mensal de orientação católica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Sua primeira veiculação se deu em julho de 1935 quando ainda se chamava de O Correspondente. Somente em 1957, passou a ter o atual nome Jornal do Maranhão.

Por questões administrativas,  dom João José da Mota, arcebispo à época, precisou suspender a veiculação do impresso em janeiro de 1971. Porém, passados 38 anos, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, junto com um conselho editorial, retomou a publicação do Jornal do Maranhão em novembro de 2009. Nesta primeira edição de retorno, o seu editorial aponta o JM como a mais duradoura publicação da Arquidiocese de São Luís, o que mostra a força do jornal impresso.

Atualidade

O Jornal do Maranhão - JM tem tiragem mensal de 8 mil e duzentos exemplares. Impresso de 16 páginas divididas nas editorias  opinião, páginas 02 e 03,  Arquidiocese, 04 e 05, Maranhão, 06, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, 07,  matéria de destaque, 08 e 09, Brasil e Mundo, 10, Santuário Arquidiocesano São José de ribamar, com a folha O Carpinteiro, 11,  Social,12,  Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição,13, Formação Cristã, 14,  Cultura e Sociedade, 15 e 16.

O JM é veiculado no primeiro domingo de cada mês em todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís que compreende os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, os municípios da região continental Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino e Santa Rita e em todo o Regional Nordeste 05, que compreende 12 dioceses  que abrangem todo o Estado do Maranhão.

Equipe

O jornal conta com o conselho editorial, ativo e presente, sob a presidência do arcebispo metropolitano dom José Belisário, direção geral do padre Gutemberg Feitosa, jornalista, e produção de Paulo Victor, comunicador social. Os articulistas são renomados estudiosos da sociedade ludovicense: professores Raimundo Portela, Sebastião Duarte, membro da Academia Maranhense de Letras, e mestre Luís Freitas, revisor do impresso, o advogado Carlos Nina e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral e também membro da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, padres Flávio Colins e Cláudio Bombieri.

A direção comercial é de Domiciana Reis, publicitária, responsável pela distribuição, assinaturas e captação de anunciantes. A produção do jornal e de seu conteúdo é feita pela agência Catirina Conteúdo e colaboradores. A sede do Jornal do Maranhão está instalada na Cúria Metropolitana, centro de São Luís, sala do Setor de Comunicação da Arquidiocese.

Em que podemos ajudar você? Fale conosco!

Produtor: Catirina Conteúdo

E-mail: jmredacao@arquidiocesedesaoluis.org

Telefone: 9 98521-5900 (wpp)

Comercial