25 de jul de 2022

Dissertação de padre Gutemberg Feitosa está entre os finalistas do 54º Prêmios de Comunicação CNBB

(Fotos: divulgação CNBB)

Foi anunciado neste domingo, 24/07, pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o nome dos finalistas da 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

A cerimônia de entrega acontecerá em modo presencial, no dia 20 de novembro, em Curitiba (PR) e será transmitida por todas as emissoras de inspiração católicas do Brasil. Ao todo são sete categorias, que contemplam áreas distintas da comunicação: Categoria Clara de Assis, Televisão; Categoria Dom Hélder Câmara, Imprensa; Categoria Microfone de Prata, Rádio; Categoria Papa Francisco, dissertações e teses; Categoria Kerigma, Pastoral da Comunicação e a Categoria Dom Luciano Mendes, Internet.

Entre os finalistas da categoria Papa Francisco, está o presbítero, jornalista e mestre em comunicação, padre Gutemberg Feitosa, diretor de conteúdo na Rádio Educadora e do Jornal do Maranhão na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

(Foto: Ribamar Carvalho)

Ele concorre com a dissertação Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão, defendida no mestrado profissional do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os outros dois finalistas na categoria Papa Francisco, dissertações, são: “É melhor tirar a cadeia”: contribuições da teologia pública para a superação do encarceramento, de Lucas Henrique Pereira Duarte (PUC-PR) e A Vocação Para O Direito E A Justiça No Primeiro Canto Do Servo De Yhwh (Is 42,1-9), de Márcio José Pelinski (PUC-PR).

Nesta edição, apenas um trabalho chegou a final em teses: "A representação do capelão militar nos filmes de guerra: O Resgate do Soldado, Pearl Harbor, Paisà e A Grande Guerra, de Héliton Marconi Dantas de Medeiros (PUC-Rio).

Após a fase do "Júri técnico", onde se definem os finalistas das categorias, a próxima fase segue para o "Júri Pastoral", constituída por cinco bispos, onde são definidos os vencedores de cada categoria.

Regional NE 5 pelo segundo ano consecutivo chega entre os finalistas na categoria Papa Francisco

A categoria Papa Francisco estreou em 2021, na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, e já começou com "prata da casa" do Regional NE5. Entre as dissertações finalistas, estava o trabalho da ludovicense, radialista, jornalista e ex-coordenadora estadual do Ministério de Comunicação Social (MCS) da Renovação Carismática Católica (RCC) do Maranhão, profissional que assumiu recentemente a assessora de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Virgínia Diniz. Ela concorreu com o trabalho "Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova", dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2018.

(Foto: Arquivo pessoal Virgínia Diniz)

Parte das contribuições desta dissertação estão em um dos capítulos do livro recém lançado pela editora Recriar, organizado pelos teólogos Moysés Quitério e Vinnícius Almeida, "Pentecostalismo & Sociedade, um olhar contemporâneo", onde a autora contribui com os estudos do pentecostalismo católico. A obra tem previsão de lançamento local neste semestre.

A dissertação de padre Gutemberg Feitosa tem uma significativa colaboração para o trabalho científico e profissional desenvolvido no Estado, uma vez que o presbítero integra a primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA.

Estamos na torcida pelo prêmio!