3 de ago de 2018

Quando a Igreja do Brasil celebra o mês vocacional, em agosto, a arquidiocese ganha dois novos sacer

A Igreja do Brasil marca o mês de agosto como o mês das vocações; entre outras preces vocacionais, há a prece pelos sacerdotes e religiosos, respectivamente no primeiro e terceiro domingos. No primeiro domingo, em função da proximidade da festa de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, em 04 de agosto, a quem se atribui o patronado dos párocos, portanto, dos padres, os católicos brasileiros volvem suas orações particulares para a vocação sacerdotal. No último sábado do mês de julho, dia 28, a Arquidiocese de São Luís foi marcada pela ordenação sacerdotal de mais dois padres e um diácono transitório, este, com vista também à ordenação presbiteral. A celebração dará fôlego a mais as orações particulares pelos padres da arquidiocese já neste primeiro domingo de agosto.

Ordenações

A celebração aconteceu no largo da Paróquia São João Calábria, localizada na avenida principal do bairro Jardim América. A paróquia sediou o evento por ocasião das comemorações dos 30 anos de sua criação. Foram três os ordenados, o seminarista Antônio Elton Aguiar da Silva e as ordenações presbiterais dos diáconos James Dean Serrão da Silva e Danylo Fontinele Silva. A santa missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto de Farias, padres e diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís, acompanhados dos postulantes ao diaconato permanente e seminaristas.

O Largo Calabriano acolheu diversas caravanas vindas de várias paróquias por onde os ordenados passaram durante a caminhada vocacional. Estiveram presentes também caravanas de outras dioceses do regional, destaque para a delegação da Diocese de Brejo. Além de religiosas(os), familiares e amigos dos três ordenados.

O rito

Após a proclamação do Evangelho, foi feita a apresentação dos candidatos ao diaconado e ao presbiterado, seguindo- se a homília. Na sequência, foi iniciado o Rito de Ordenação, com a firmação do propósito dos eleitos, momento que manifestam perante a assembleia o desejo de assumirem o ministério diaconal e presbiteral. Encerrado esse momento, os três eleitos se prostraram e foi cantada a ladainha. Realizou- se então o momento das ordenações, iniciando com o eleito para a Ordem do Diaconado, Antônio Elton, que se ajoelhou diante do bispo, que com a imposição das mãos realizou a prece da Ordenação, em seguida o ordenado foi paramentado, e recebeu o livro dos Evangelhos. Na sequência, os eleitos à ordem do presbiterado, Danylo Fontinele Silva e James Dean Serrão da Silva, se ajoelharam para receberem a prece da Ordenação, sendo então paramentados com a estola e a casula. Foi realizada ainda a unção com o óleo do Crisma na palma das mãos dos ordenados. Encerrando o Rito da Ordenação, dom José Belisário acolheu os ordenados com o abraço da paz, e logo em seguida todos os presbíteros presentes realizaram o mesmo gesto como forma de acolhida aos ordenados.

Agradecimentos, comemorações e primeiras missas

Ao final da celebração, foram realizadas homenagens aos três ordenados e estes, em suas falas, procederam seus agradecimentos particulares. Após o encerramento da missa, foi servido aos presentes um jantar, embalado com show vocacional com Anne Vieira e Banda. Padre Danylo celebrou sua primeira missa na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paranã, região metropolitana da Grande São Luís. Padre James Dean na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bequimão.

#Ordenações #DanyloFontinele #JamesDean #AntônioElton #Diáconos #Padres #ParóquiaSãoJoãoCalábria