Museu de Arte Sacra realiza exposição do Divino

Trabalho artístico de Ribamar Carvalho exposto no Museu de Arte Sacra
Em comemoração à Semana Nacional dos Museus no Maranhão, o Museu de Arte Sacra realiza exposição que faz referência a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara

Entre os dias 15 e 21 de maio acontece a Semana Nacional dos Museus. No Maranhão o evento está sendo realizado com programação diferenciada em cada instituição, embora se perceba um toque muito claro de simplicidade por conta dos investimentos propostos para este ano.

O Museu de Arte e Sacra do Maranhão, ao lado da catedral metropolitana de São Luís, igreja da Sé, declarou aberta a Semana com a realização da primeira edição da Ceia Judaica, sob a coordenação do padre Flávio Collins. O evento ocorreu na tarde de ontem, 17 de maio, às 18h, no próprio museu. Homens e mulheres com trajes próprios deram o tom para o evento. A partir de hoje, 18, começa a exposição organizada pelo artista plástico Ribamar Carvalho, que trata da Festa do Divino Espirito Santo em Alcântara, Maranhão, refletida na beleza do artista maranhense. A exposição pode ser visitada até o fim da Semana em horário comercial.

Pequenos quadros expostos pelo artista

O artista que trabalha, na verdade, com pinturas em porcelana e azulejo, pensou para esta exposição, telas com a figura do pombo, insígnia da Festa do Divino, sobressaltada em relação à moldura. Quis ele ainda, que as telas tivessem toques do artista maranhense e por isso acresceu outras matérias como madeira, renda e adornos artificiais. A exposição ganha um importante diferencial, porque todas as peças estão para venda e podem ser adquiridas diretamente com o artista, Ribamar Carvalho, também em horário comercial.

Divino em Alcântara – A tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, acontece neste ano de 24 de maio a quatro de junho. Dom Elio Rama, bispo de Pinheiro, ao escrever ao Jornal do Maranhão, impresso da Arquidiocese, se ateve a esclarecer a dignidade da celebração do Divino na cidade histórica. “Trata-se da conjugação da vivência da fé cristã católica ao Espírito Santo, com a tradição cultural portuguesa, do pagamento de uma promessa ao Divino Espírito Santo, durante 12 dias”, explicou.  Na cidade alcantarense, em atenção à Semana Nacional dos Museus e para estar na efervescência dos acontecimentos festivos do Divino, acontecerá no dia 27 de maio, às 16h, no Museu Histórico de Alcântara, a exposição Divina Inspiração da artista local Karina Waleska, pesquisadora etnográfica da Festa do Divino. Semelhante a exposição do Ribamar Carvalho, as peças expostas também podem ser adquiridas diretamente com a artista.

SEM COMENTÁRIOS